Educadores ambientais

Participantes visitam a serra do Itapeti

08/12/2021 às 05:30
Atualizada em 08/12/2021 às 05:30.

Mogi - Uma imersão em dos patrimônios naturais de Mogi das Cruzes. Assim pode ser definida a visita que os participantes da segunda turma do Curso de Educadores Ambientais Locais, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, fizeram ao Parque Municipal Chiquinho Veríssimo nesta semana. Eles receberam informações sobre o ecossistema local, que compõe a serra do Itapeti, e percorreram uma trilha existente na reserva, unindo conhecimento teórico e prático.

A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira, lembrou que o curso tem conseguido engajar, unir e capacitar mogianas e mogianos de diferentes idades e formações profissionais. Unindo formação teórica, atividades práticas e diálogo, a iniciativa vem se consolidando na cidade como uma ferramenta de construção da cidadania e de respeito ao meio ambiente.

A segunda turma reúne moradores dos bairros Barroso, Pedra Branca, Pindorama, Quatinga, Taiaçupeba, Taquarussu e Vargem Grande. Já foram realizados três módulos, nos dias 27 de outubro, 10 e 24 de novembro, sempre na na Sociedade Ambiental de Taiaçupeba (SAT). O quarto e último módulo ocorrerá no amanhã, também na SAT. Os participantes que tiverem pelo menos 80% de participação nas quatro etapas de formação receberão certificados.

A educadora ambiental Carla Panzeri participa diretamente da formação dos participantes e destaca a troca de conhecimentos e experiências que o curso proporciona. "A segunda turma reúne pessoas que possuem uma boa bagagem de informação e conhecimento ligado ao meio ambiente. As aulas do curso incrementam esta formação, incorporando um conteúdo novo, e ao mesmo tempo acontece uma troca de informações e experiências que enriquece o trabalho como um todo", observou.

Nos períodos entre as formações presenciais (chamados de "períodos entre módulos"), os participantes realizam atividades em suas comunidades para divulgar a formação e a importância da participação de todos na construção da sustentabilidade socioambiental. Entre os objetivos do curso está a promoção da sensibilização dos moradores frente ao tema, estimulo ao conhecimento sobre o território onde vivem e fomento ao planejamento de ações orientadas à sustentabilidade.

Também são abordados problemas socioambientais locais, como descarte irregular de resíduos sólidos, parcelamento irregular do solo, poluição dos rios e córregos e supressão da vegetação nativa, entre outros. A iniciativa também tem a meta de tornar a legislação ambiental mais acessível à população e orientar as pessoas a elaborar planos de ações coletivas.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por