dezembro verde

Evento busca conscientização sobre maus tratos de animais

Encontro no domingo, das 9 às 17 horas no Centro de Zoonoses, reúne palestras e atividades para os pets

Fabio Miranda do Amaral
09/12/2021 às 05:30
Atualizada em 09/12/2021 às 05:30.
Divulgação

Divulgação

Mogi - Já se passaram três anos que a Lei Municipal 7.368/18, que institui a campanha Dezembro Verde - Não ao Abandono dos Animais, foi aprovada. A regulamentação, de autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB), tem o objetivo de sensibilizar a população sobre maus tratos e abandono de animais domésticos, prática muito comum no período de festas e viagens de férias.

A estimativa, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de que, só no Brasil, existam 30 milhões de animais abandonados.

"É utilizado, infelizmente, todo o tipo de desculpa: os pets cresceram, viagens, falta de tempo, mudança de residência, separação, custos com veterinário, tutores tiveram filhos, pandemia, nascimento de crias indesejadas, animais com hiperatividade, bagunça e latidos", relata Fernanda Moreno.

Na tentativa de reverter a situação e desmistificar que "animal não é coisa ou objeto", a vereadora, a Ong Fera e Prefeitura Municipal se aliaram para a realização de um evento especial neste próximo domingo.

Das 9 às 17 horas, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) será palco de uma série de atividades junto à população, como palestras, caminhada, feira de artesanato, agendamento de castração, comidas e bebidas veganas, produtos pets, aferição de pressão arterial, cálculo de massa corpórea, atividades físicas, recreação e modalidades de luta.

Uma das atrações já confirmadas é a do delegado Bruno Lima, que dará uma palestra sobre maus tratos com os animais.

Denúncias de abandono

"A proposta é fazer com que a população de fato conheça os animais da Zoonoses, todos os serviços lá oferecidos e também das leis que assistem os pets", conta a parlamentar que, por mês, recebe, em seu gabinete, 220 solicitações para resgate e denúncias de abandono.

"O abandono de animais é um crime que vem se agravando pelo crescente aumento populacional. Se o proprietário for viajar, deve levar o animal ou deixá-lo sob os cuidados de um amigo, parente ou guardião confiável", reforçou a vereadora Fernanda Moreno.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por