Energia elétrica

33% dos clientes atingiram meta para receber bônus

Em vigor há três meses, programa do Governo Federal proporciona desconto a clientes que conseguirem reduzir o consumo de energia elétrica

Fabio Miranda do Amaral
11/12/2021 às 05:30
Atualizada em 11/12/2021 às 05:30.

Região - No Alto Tietê, 33% dos clientes elegíveis ao Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica, conseguiram atingir a meta parcial de diminuição mensal mínima de 10% do seu gasto de energia no período. Caso mantenham a redução, esses consumidores receberão bônus na conta de luz a partir de janeiro de 2022. O levantamento é da EDP, distribuidora de energia elétrica da região.

Em vigor há três meses, o programa foi estabelecido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e é válido para o consumo residencial, industrial, comercial, rural e serviços e outras atividades. A iniciativa, que abrange todo o território nacional, proporcionará descontos na conta no valor de R$ 0,50 para cada kWh economizado, no período de quatro meses (setembro a dezembro). O abatimento será concedido a quem poupar no mínimo 10% e no máximo 20% em relação ao mesmo intervalo de meses do ano de 2020. O desconto correspondente será lançado nas faturas de energia elétrica a partir de janeiro de 2022.

Se, por exemplo, uma família consumiu 200 kWh em setembro de 2020, 180 kWh em outubro, 190 kWh em novembro e 200 kWh em dezembro, seu consumo médio foi de 191 kWh. Desta forma, essa família precisa reduzir seu consumo mensal em no mínimo 10% para participar do programa de bônus, o que equivaleria a um consumo médio mensal em torno de 172 kWh. Neste caso, o bônus creditado ao fim do Programa seria de R$ 39,18. Considerando o limite máximo permitido para recebimento de bônus, que é 20%, essa família poderia ter um crédito de até R$ 77,64.

Vale destacar que, para os clientes elegíveis, a EDP informa a meta de economia de cada unidade consumidora e a redução de consumo alcançada em relação ao mesmo período do ano anterior na fatura de energia elétrica. Com isso, é possível acompanhar a evolução do consumo e readequar hábitos familiares de maneira a fazer jus ao bônus.

"Apesar das chuvas ocorridas nos últimos meses e de uma leve melhora nos níveis dos reservatórios, o momento de escassez hídrica nos desafia a usar a eletricidade de forma cada vez mais consciente. O sistema de bônus é uma forma de reconhecer o esforço da população em contribuir para a mitigação dos impactos da falta de chuvas", afirmou Vilmar Abreu, gestor de Excelência ao Cliente da EDP.

Para mais informações sobre o programa e dicas de uso eficiente da energia, acesse: www.edp.com.br/seliganoconsumo.

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