retomada

Alto Tietê busca alternativas para fila de cirurgias eletivas

Mogi promete acelerar processo, enquanto que as outras cidades almejam parceria com o Estado via Cross

André Diniz
10/12/2021 às 05:30
Atualizada em 10/12/2021 às 05:30.

Região - O Grupo MogiNews/DAT consultou as cidades mais populosas do Alto Tietê para verificar quais são as ações que estão sendo tomadas para reduzir a fila de exames e cirurgias eletivas - procedimentos considerados não-emergenciais que foram suspensos no início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A retomada de exames chegou a ser cogitada no final do ano passado, mas a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), sistema estadual de gerenciamento de vagas que também trata das cirurgias eletivas, foi redirecionado no primeiro trimestre deste ano com o surgimento do que foi chamado de "segunda onda" de contaminação da Covid-19.

Segundo a Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes, a cidade retomou as cirurgias eletivas desde o dia 1º de outubro, começando pela Unica de Jundiapeba com cirurgias de baixa complexidade e sem internação. "No mês passado foram retomadas as cirurgias no Hospital Municipal começando pela Ginecologia, que é a maior demanda - atualmente são cerca de 500 pacientes. Ainda neste mês deve ser iniciada a convocação de pacientes que aguardam por cirurgia-geral no Hospital Municipal para consultas e exames pré-operatórios", informou.

A Prefeitura de Suzano, por sua vez, informou que as demandas de alta e média complexidade são encaminhadas para a rede estadual, e que muitos serviços foram interrompidos com a pandemia do coronavírus, o que fez com que o número acabasse aumentando. "O município tem buscado recursos junto ao Estado para reduzir o tempo de espera. O governo estadual está, gradativamente, retomando a liberação de vagas no sistema Cross para cirurgias eletivas, porém poucos equipamentos voltaram a atender e os que retornaram não estão atendendo na sua capacidade total", apontou em nota.

Já em Poá, a secretaria de Saúde informou que está atendendo as solicitações pela avaliação do médico regulador, determinando as prioridades e agendando conforme avaliação e necessidade de cada paciente. "Há um projeto de criação de um ambulatório de cirurgia para avaliação clínica de todos os casos, antes de serem redirecionados para o atendimento. Também estamos trabalhando em rede a requalificação da fila de espera pelas unidades de saúde semestralmente", apresentou a cidade, que informou dar prioridade para especialidades que envolvem casos de câncer.

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que depende exclusivamente das vagas ofertadas pelo sistema Cross, já que não conta com hospital municipal para cirurgias eletivas, e que o município faz a triagem dos encaminhamentos pelo médico regular da Central Municipal de Regulação de Vagas, na qual os pacientes graves possuem prioridade. "A interação está sendo gradativa, considerando o aumento da oferta das vagas via Cross. Vale ressaltar que as vagas do chamado 'corujão da Saúde' foram retomadas neste ano, considerando assim um aumento na oferta de vagas", explicou.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba encaminhou em nota que "a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado cirurgias de vasectomia e também foi feita uma reunião com o Hospital Santa Marcelina para agilizar o atendimento da demanda reprimida. A Cross tem priorizado a rede de Oncologia".

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por