Saneamento básico

Vereadora questiona Semae sobre descarte de lodo

André Diniz
19/12/2021 às 05:30
Atualizada em 19/12/2021 às 05:30.
Divulgação/CMMC

Divulgação/CMMC

Mogi - A vereadora mogiana Inês Paz (Psol) questionou o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) sobre o suposto descarte irregular de lodo retirado do desassoreamento e limpeza de rios e córregos. Segundo a parlamentar, que se manifestou pelas redes sociais, seu gabinete teria recebido a denúncia de que o município estaria realizando o descarte irregular do lodo extraído de cursos d'água que passaram pelo processo de limpeza no rio Tietê. "Fiz algumas visitas ao Semae e pude constatar que há indícios", afirmou.

O gabinete chegou a encaminhar um requerimento na última semana com questionamentos sobre as práticas e afirmou que segue aguardando uma resposta.

Questionado, o Semae informou que não é lodo que é lançado na galeria, e que este é enviado para aterro sanitário. "A água resultante da centrifugação do lodo é que é lançada no sistema de drenagem", esclareceu.

Segundo a autarquia, ocorre de maneira pontual nos dois primeiros minutos do processo de centrifugação a concentração da água contar com elementos mais sólidos, mas que são diluídos até chegar ao rio. "A qualidade d'água que sai da centrífuga não é inferior à do rio", pontuou.

"A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Centro é uma estrutura inaugurada em 1957. A previsão é iniciar a reforma a partir de 2022, tornando mais moderno o processo de tratamento, incluindo o reúso da água da centrífuga - que, em vez de ir para a drenagem, retornará ao início do processo de tratamento", informou.

Sobre o requerimento, o Semae informou que responderá o pedido da vereadora dentro do prazo legal.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por