mesa diretiva

Em votação acirrada, Furlan é eleito presidente da Câmara

Por 12 votos a 11, líder do governo na Casa vence Iduigues Martins (PT) e assume o Legislativo no próximo ano

André Diniz
15/12/2021 às 05:30
Atualizada em 15/12/2021 às 05:30.
Diego Barbieri/CMMC

Diego Barbieri/CMMC

Mogi - O vereador e líder do governo no Legislativo, Marcos Furlan (DEM), foi eleito como o novo presidente da Casa de Leis para o exercício de 2022 em votação acirrada na tarde de ontem, cujo resultado final ficou em 12 a seu favor contra 11 do oponente Iduigues Martins (PT).

A votação foi feita de forma aberta, com os 23 parlamentares divulgando publicamente seus votos. A nova Mesa Diretiva será composta também pelos vereadores Mauro Margarido (PSDB), o Maurinho Despachante, como Primeiro Secretário; Juliano Botelho (PSB) como Segundo Secretário; Maria Luiza Fernandes (SD), a Malu Fernandes, como Primeira Vice-Presidente, e Carlos Lucareski (PV), como Segundo Vice-Presidente.

Furlan venceu a candidatura de Iduigues Martins (PT) com um voto de diferença, tendo como diferencial a posição do vereador Pedro Komura (PSDB), decano do Poder Legislativo. Maurinho derrotou José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz, enquanto que Juliano Botelho venceu Mauro Yokoyama (PL), o Mauro do Salão, por 13 votos a 10. Malu Fernandes venceu por um voto a candidatura de Edson Santos (PSD), o mesmo placar que Lucareski derrotou Inês Paz (Psol).

A escolha da nova Mesa Diretiva foi considerada pelos próprios vereadores como uma das mais acirradas nas últimas legislaturas, levando em consideração as construções das chapas dentro da Casa de Leis. Para o presidente eleito da Câmara de Vereadores, o processo e o resultado mostraram a maturidade dentre os parlamentares. "Vamos dar transparência e dar instrumentos para que os vereadores possam fazer o melhor trabalho possível. Vamos lutar para que a cidade avance cada vez mais", afirmou o vereador no seu discurso de agradecimento.

Iduigues Martins afirmou que a eleição de ontem foi um momento histórico, uma vez que houve competitividade direta entre os grupos de vereadores no Poder Legislativo, e agradeceu o apoio dado pela maioria do PSDB, PSB, PL e pela vereadora Inês Paz, única representante do Psol. "A Câmara tem que ter independência e ser protagonista nos temas importantes, como a licitação do contrato do lixo, o caso dos moradores da Vila São Francisco, a licença das funerárias. Não podemos ser um puxadinho e ficar de joelhos para o Poder Executivo como ocorreu em outras gestões", afirmou.

O vereador José Francimário Vieira (PL), o Farofa, desejou boa sorte ao novo presidente e que ele consiga superar a aparente separação entre os grupos na Câmara de Vereadores, demonstrada pelo placar. "Durante a semana, quando chegaram a cogitar o meu nome como candidato, houve muito barulho. Não queremos tratar de oposição, queremos apenas o equilíbrio e a independência entre os poderes", destacou.

Edson Santos, que concorreu ao cargo de Primeiro Vice-Presidente, parabenizou a composição da nova mesa, e reforçou que o grupo formado para a escolha da Mesa Diretiva tem potencial para seguir unido a partir do ano que vem. "Temos que ser respeitados como partido e como vereadores", concluiu.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por