novo presidente

Furlan comenta relação com o Executivo e planos para o futuro

Eleito para dirigir a Câmara no próximo ano, vereador do DEM defende autonomia e agilidade do Legislativo

André Diniz
16/12/2021 às 05:30
Atualizada em 16/12/2021 às 05:30.
Diego Barbieri/CMMC

Diego Barbieri/CMMC

Mogi - O vereador e presidente eleito da Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes, Marcos Furlan (DEM), concedeu entrevista ontem para o Grupo MogiNews/DAT sobre sua eleição para o cargo de presidente do Legislativo, fez um balanço do primeiro ano da nova legislatura e antecipou planos para o futuro.

Furlan foi eleito por 12 votos a 11 na sessão da última terça-feira, em disputa acirrada com o candidato Iduigues Martins (PT), e contou com o apoio integral da bancada do Podemos na Casa de Leis. Além dele, foram escolhidos para a Mesa Diretiva, como Primeiro Secretário, Mauro Margarido (PSDB); como Segundo Secretário, Juliano Botelho (PSB); como Primeira Vice-Presidente, Malu Fernandes (SD); e como Segundo Vice-Presidente Carlos Lucareski (PV).

"A escolha se consolidou como um desejo da maioria. A respeito do placar das votações, estou na Câmara há oito anos, e anteriormente era costume as candidaturas minoritárias se retirarem na véspera: o exercício da democracia foi levado para o plenário", apontou.

Sobre o futuro, Furlan afirmou que pretende se afastar da posição de líder do governo na Câmara, e pretende se dedicar ao trabalho na presidência da Casa. "A Câmara tem 23 integrantes com ideias e cabeças diferentes, e queremos debater os assuntos da cidade com eles. A Câmara é um órgão independente e vai continuar sendo, queremos demonstrar para a população nosso trabalho com transparência e agilidade, com uma Casa acessível e votando os projetos de maneira independente", prometeu.

Para o futuro da Mesa Diretiva, Furlan pretende rever os projetos que ainda estão parados e averiguar quais podem seguir - dentre os pontos, ele afirmou que quer aumentar a visibilidade dos processos por meio de ferramentas digitais.

Já na retrospectiva do ano, o presidente eleito da Casa afirmou que apesar das turbulências, foi um ano positivo para os assuntos do município. "Os vereadores tiveram mais liberdade para votar e subir seus projetos, mas sentimos que faltaram ferramentas para o trabalho pleno dos parlamentares", apontou.

Perguntado pela reportagem sobre a escolha do novo presidente da Casa, o Poder Executivo municipal afirmou que ambos os candidatos que concorreram à presidência possuem habilidades e competências, e que prevaleceu o processo democrático no Legislativo mogiano.

TCA E União Brasil

Sobre a polêmica votação da Câmara na noite de terça-feira que rejeitou o projeto de lei complementar do prefeito Caio Cunha (Pode) que institui a Taxa de Conservação Ambiental (TCA), a Taxa do Lixo, Furlan teceu críticas pela votação ter ocorrido apenas no final do ano, na penúltima sessão juntamente com a eleição da Mesa Diretiva. "Os vereadores puderam debater amplamente o tema, o projeto de lei contou com muitas emendas, e a maioria acreditou que o texto não seria aceito pela população", pontuou.

Perguntado sobre sua permanência no partido Democratas, que está em vias de se unir com o PSL para formar a União Brasil, Furlan afirmou que espera que o novo partido demonstre a que veio e possa ouvir as bases partidárias. "Se for outro partido como outros, posso estudar outra legenda", concluiu.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por