Mercado Municipal

Loja da Economia Solidária ajuda a superar condição de vulnerabilidade

17/12/2021 às 05:30
Atualizada em 17/12/2021 às 05:30.

Mogi - A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Agricultura, inaugurou na manhã de ontem a loja da Economia Solidária, no Mercado Municipal. Trata-se de um espaço, que foi disponibilizado pela Agricultura, no qual grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade podem comercializar produtos artesanais, que elas mesmas confeccionaram.

O primeiro grupo a ocupar o espaço é o Dons da Rua, composto por 14 pessoas em situação de rua, que passam pelo processo de superação dessa condição, a partir da permanência em acolhimentos institucionais e a realização de atividades, como oficinas de artesanato.

Outros grupos em processo de incubação social devem passar a utilizar o espaço para a venda de seus produtos, como o grupo de gastronomia Irmã D'Óca, formado por 11 mulheres, que acabam de iniciar a venda de produtos derivados de farinha de tapioca na feira noturna do Mercado Produtor e também um grupo de costura, composto por 20 pessoas de Jundiapeba.

Estão disponíveis para a venda no local itens como aromatizantes, cestos de sisal, mandalas, camisetas e xícaras personalizadas. Gradativamente, o local deve contar também com itens que remetam diretamente ao nome e imagem de Mogi das Cruzes.

A iniciativa é vinculada ao programa Conduz, que visa a geração de emprego e renda a pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de incubadoras sociais. O programa já ofereceu mais de 500 horas em cursos e atendeu cerca de 600 pessoas com oficinas.

"O Conduz é um programa da Prefeitura de Mogi, vinculado à Secretaria de Assistência Social, que visa possibilitar a geração de emprego e renda a pessoas em situação de vulnerabilidade, a partir de incubadoras sociais. Nesse espaço, que nos foi cedido pela Secretaria de Agricultura, queremos possibilitar que as pessoas deem mais um passo rumo à superação da condição de vulnerabilidade", destacou a coordenadora do programa Conduz, Vera Suzart.

Para quem está vivendo esse processo, como Peri Fontoura, de 65 anos, o significado do projeto vai além da geração de renda. "Essa tem sido a maior ferramenta para nos ajudar e nos afastar do que nos faz mal. É vital termos um propósito como esse e somos muito gratos pela acolhida que tivemos. Isso nos devolve aquilo que muitos perdemos e que outros nunca nem tiveram. Fico feliz de ver amigos com quem convivo há tempos se encaminhando na vida e tendo novas perspectivas", destacou.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por