Tratamento de água

Curso amplia qualificação a operadores de estações

19/12/2021 às 05:30
Atualizada em 19/12/2021 às 05:30.
Divulgação/PMMC

Divulgação/PMMC

Mogi - Operadores das estações de tratamento de água do Semae estão passando por um processo de treinamento para aprimorar o trabalho nas unidades responsáveis pela produção de água potável na cidade. O curso de controle e operação aborda vários temas relacionados à atuação da equipe, sobretudo conceitos e interpretação da Portaria GM/MS nº 888, do Ministério da Saúde, que estabelece os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

O curso é ministrado por uma consultoria de treinamento em gestão ambiental e saneamento. Devido à pandemia, a equipe de operadores das estações de tratamento Centro, Leste e dos núcleos isolados foi dividida em três turmas, nos meses de novembro e dezembro de 2021 e janeiro de 2022, e o curso é realizado pela internet, por meio de web conferência.

O treinamento também aborda temas como regulamentação e consumo de água, água potável e sistemas de abastecimento, poluição hídrica, características da água bruta, poços subterrâneos, filtração, parâmetros de controle de qualidade e microbiologia da água e controle microbiológico.

Qualidade

Para manter a qualidade da água consumida pela população Mogiano, o Semae realiza uma média de 25,9 mil análises mensais. Estes procedimentos ocorrem no processo de produção e na distribuição - são 23 mil testes de qualidade nas estações de tratamento e outros 2,9 mil em diversos pontos da rede de abastecimento.

As análises são feitas nas Estações de Tratamento do Centro (12,5 mil por mês), Leste (8,5 mil) e dos núcleos urbanos isolados (2 mil). As duas primeiras unidades são responsáveis pela maior parte da água consumida pela população da cidade.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por