Transportes

Balanço aponta 127 mil ações para melhoria viária

De acordo com a secretaria, revitalização de vias foi uma das principais mudanças durante o ano

23/12/2021 às 05:30
Atualizada em 23/12/2021 às 05:30.
Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Suzano - A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana realizou mais de 127 mil ações para garantir segurança no tráfego e acessibilidade de pedestres e condutores. Uma das principais diretrizes estabelecidas foi a de revitalização completa das vias em 2021. A execução se deu por meio da continuidade da Operação Tapa-Buraco.

Foram 201 vias públicas contempladas e mais de 1,5 mil metros quadrados de área que receberam reparos asfálticos neste ano. Somando-se a estas recuperações asfálticas, a Pasta promoveu a sinalização de trânsito vertical e horizontal com 850 ordens de serviço, a instalação de 745 placas toponímicas em 11 bairros e a implantação da ciclofaixa da avenida Brasil, localizada entre o Jardim Imperador e o Jardim Monte Cristo. Diante da melhora no tráfego promovida pela pavimentação, cinco novos redutores foram instalados ao longo de sua extensão.

A garantia da locomoção plena de todos os cidadãos também inclui as pessoas com deficiência física ou visual (PCDs). Para isso, 108 rampas de acessibilidade foram instaladas ou revitalizadas, permitindo aos cadeirantes a possibilidade de acessar os passeios públicos sem dificuldades, e os deficientes visuais contemplados com a sinalização em relevo. A região melhor adaptada é o centro e seus arredores, onde há o maior fluxo de veículos e pedestres. Mas as melhorias também estão sendo expandidas para outros bairros de Suzano.

Conforme explicou o titular da pasta, Claudinei Galo, a criação e a revitalização dos pontos de acesso são consideradas importantes avanços no quesito mobilidade urbana. "Mais do que ter um olhar humanizado para as questões do município, precisamos assegurar o direito mínimo do cidadão de ir e vir, principalmente de quem tem limitações físicas", afirma.

Credenciais

Durante este ano, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana ampliou a oferta de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. Foram 7.388 cartões emitidos ou renovados para que o grupo possa utilizar as vagas especiais em Suzano entregues a domicílio. A medida foi uma das estratégias da Prefeitura de Suzano para preservar a saúde dos beneficiários, evitando que se deslocassem para ambientes externos, gerando grande circulação de pessoas, e ficassem expostos ao novo coronavírus (Covid-19).

Para proporcionar mais conforto e bem-estar durante o cotidiano suzanense, a administração também promoveu a instalação de 13 abrigos de pontos de embarque e desembarque e a revitalização de mais 60 unidades. Também atuou na fiscalização dos transportes públicos, sejam eles regulares, complementares ou táxis, com a emissão de 289 alvarás e a mesma quantidade em vistorias. Durante o último procedimento, os agentes municipais avaliaram as condições de segurança veicular de cada uma das vans, que envolveram fatores como estado da carroceria e dos pneus, sistema de iluminação, cintos de segurança e documentações obrigatórias.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por