Fome

Projeto contra insegurança alimentar é destaque

28/12/2021 às 05:30
Atualizada em 28/12/2021 às 05:30.

Suzano - A Escola Municipal Vereador Antônio Teixeira concluiu o "Projeto Horta", voltado para a conscientização e o combate à insegurança alimentar. A iniciativa da unidade do Jardim Monte Cristo contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Agricultura de Suzano com materiais, profissionais e orientações para conduzir o plantio e as atividades pedagógicas direcionadas às famílias participantes.

À medida que os trabalhos com os alunos eram realizados, notou-se que muitas crianças e seus responsáveis viviam em situação de insegurança alimentar, motivando a reestruturação do projeto.

Alunos da educação infantil e do ensino fundamental participaram de todo o processo de cultivo e colheita de legumes e verduras em um espaço destinado para este fim no jardim da escola. No segundo semestre deste ano, foram plantadas mudas e sementes de alface, rabanete, rúcula e outras. Durante o período, as crianças cuidaram diariamente do espaço, regando e observando o processo de crescimento.

O "Projeto Horta" contou com a participação direta do Departamento de Agricultura da cidade, que forneceu as sementes, os equipamentos e a orientação profissional para funcionários e alunos da unidade. Também houve aulas do tema, como processos de cultivo, cuidados com meio ambiente, ciclos naturais e plantações. Ao final, já em dezembro, as crianças puderam levar verduras e legumes que colheram para casa.

Para a diretora da escola, Marli de Fátima, aliar a Educação ao modo de viver pode fazer a diferença para as famílias do bairro. "Aqui nós incentivamos as nossas crianças a explorarem esse lado mais prático ao mesmo tempo em que aprendem mais e mais. Com esse projeto elas podem ter esse contato próximo com o cultivo, aprendendo desde cedo sobre esse lado da ecologia e do consumo próprio, um tema que sempre será trabalhado pelos nossos professores", disse.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, esta foi uma ótima iniciativa da instituição, pois reforça a importância da consciência alimentar desde a infância. "É um belo exemplo de como podemos levar a educação ambiental e a realidade da insegurança alimentar para dentro das escolas, contribuindo com a comunidade a promover uma melhor qualidade de vida. Parabenizo a diretora Marli e toda a equipe da escola pelo trabalho, assim como agradeço ao diretor Minoru Harada e todo o Departamento de Agricultura pelo apoio à bela ação na escola Vereador Antônio Teixeira", disse.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por