Energia Elétrica

EDP dá dicas de uso eficiente na estação mais quente do ano

28/12/2021 às 05:30
Atualizada em 28/12/2021 às 05:30.

Região- O Verão, estação do ano mais quente, iniciou na terça-feira passada, e a alta temperatura, aliada às férias escolares e a maior permanência das pessoas em casa podem refletir no aumento do consumo da energia elétrica sem que o consumidor perceba. Para orientar sobre o uso eficiente e correto da eletricidade, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, selecionou algumas dicas que devem fazer parte da rotina da família.

Por exemplo, manter janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado estiver funcionando, evitar o abre e fecha constante da geladeira e acumular roupas sujas para utilizar a máquina de lavar em sua capacidade máxima, pode não parecer, mas são atitudes que em conjunto com muitas outras, podem fazer a diferença e trazer redução do valor da conta de energia no final do mês.

O gestor executivo de Excelência ao Cliente da EDP, Vilmar Teixeira de Abreu, destacou que entre os vilões do verão está o uso inadequado do aparelho de ar-condicionado. Se o ambiente ficar vazio por um longo espaço de tempo, o recomendado é desligar.

"Para que o equipamento não consuma mais energia do que o necessário, o recomendado é deixar todas as portas, janelas, persianas e cortinas fechadas, para evitar a entrada do calor no ambiente e não forçar a capacidade do aparelho", orientou Abreu.

Para aqueles que não abrem mão de um banho com a água bem quente mesmo no verão, é importante saber que manter a chave do chuveiro elétrico na posição "Verão" economiza 30% mais do que se estiver na posição "Inverno".

Se a máquina de lavar-roupas tem capacidade para bater até 10 quilos, não há necessidade de ligá-la apenas para trabalhar pela metade da carga. A mesma dica vale para as secadoras. Lavar ou secar poucas peças é desperdiçar energia.

Com o ferro de passar roupas também não é diferente. Evite usá-lo diversas vezes ao dia para desamassar apenas uma peça do vestuário. Acumule grande quantia de roupas e passe todas de uma única vez. Pode demorar mais tempo para concluir o serviço, mas o gasto será menor, pois até chegar na temperatura adequada, o ferro também consome energia.

Mais duráveis e econômicas, a lâmpada de LED é uma excelente opção para a iluminação. Além disso, lembre-se de apagar as lâmpadas quando sair do local e, se possível, ilumine o ambiente utilizando a luz do sol, abrindo bem janelas, cortinas e persianas.

O teto e paredes internas pintados com cores claras refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial. Pense nisso, na hora de uma possível reforma em casa.

Mais dicas em www.edp.com.br/seliganoconsumo.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por