Dinheiro público

Execução orçamentária é uma das melhores do país, diz estudo

Análise é promovida pelo Núcleo de Estudos da Cidades, que tem a USP e Fatec como participantes do estudo

29/12/2021 às 05:30
Atualizada em 29/12/2021 às 05:30.
Wanderley Costa/Secop Suzano

Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano - O trabalho da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças voltou à evidência em nova análise promovida pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), formado pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). O estudo coloca o município na primeira posição do ranking de superávit observado entre 2018 e 2020.

Ao todo, foram consideradas 41 cidades paulistas com mais de 200 mil habitantes. Para a análise do setor de Finanças Públicas, o estudo avaliou a capacidade e sustentabilidade econômico-financeira do município. Este aspecto foi mensurado por meio da receita per capita do poder público municipal, que reflete a quantidade e o valor da atividade econômica desenvolvida na cidade, a política fiscal no âmbito local e o montante de repasses de recursos dos governos federal e estadual.

De acordo com a metodologia do estudo, esse valor foi calculado pela relação entre a receita total informada pelos municípios ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo. Quanto à sustentabilidade econômico-financeira, que é o desempenho na gestão dos recursos, foi avaliada com base no resultado da execução orçamentária, ou seja, a diferença entre a receita total e a despesa expressa em porcentagem da receita, referente ao mesmo período.

Já o indicador global da área de Finanças Públicas foi obtido considerando a média aritmética dos dois parâmetros, sendo que Suzano obteve nota 10, com superávit em 9,52% da receita. Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), o reconhecimento é fruto do trabalho de gestão desenvolvido ao longo da administração. "Em 2017 pegamos uma cidade com muitas dificuldades orçamentárias e assumimos a tarefa de colocar a casa em ordem. Estabelecemos prioridades e aos poucos fomos superando cada defasagem. Hoje temos segurança financeira para traçar novos projetos, sempre honrando o dinheiro do contribuinte suzanense", disse.

"A área de finanças públicas afeta a promoção de serviços, obras, ações sociais, culturais e esportivas, entre outras. Diante a desafios, como a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), precisamos estar preparados e resilientes. Por isso seguimos com muito respeito e responsabilidade nesse grande trabalho", disse o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Itamar Viana ao lembrar que em 2021 o município alcançou pelo terceiro ano consecutivo a nota máxima na análise de Capacidade de Pagamento (Capag), do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Economia.

Capag

Suzano é uma das cidades melhor avaliadas da região, obtendo nota máxima nos três indicadores considerados pelo Capag, sendo o endividamento, a poupança corrente e o índice de liquidez.

A última atualização da análise, referente ao ano de 2020, aponta para o percentual suzanense de 14,49% no indicador de endividamento, considerando a Dívida Consolidada e a Receita Corrente Líquida. Já no segundo indicador, voltado à poupança corrente por meio da análise de Despesa Corrente e de Receita Corrente Ajustada, a porcentagem do município é de 83,71%. Por fim, no quesito Liquidez, considerando as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa, o indicador da cidade chega a 66,61%.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por