Defesa Civil

Apesar das fortes chuvas, Alto Tietê não registra incidentes

Prefeituras monitoraram áreas de maiores risco, porém não houve relatos em relação a problemas com a chuva

André Diniz
30/12/2021 às 05:30
Atualizada em 30/12/2021 às 05:30.
Mogi News/Arquivo

Mogi News/Arquivo

Região - O Grupo MogiNews/DAT entrou em contato com as equipes de Defesa Civil de algumas das cidades do Alto Tietê para apurar a situação das áreas de risco monitoradas, diante das últimas chuvas que atingiram a região metropolitana.

As chuvas nas cidades de Mauá e Santo André, na Grande São Paulo, causaram prejuízos com alagamento e queda de barreiras na última terça-feira. Na cidade de Mauá, uma das estações hidrológicas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) chegou a registrar 83 milímetros (mm) de chuvas em um período de 72 horas; em Santo André, a estação da Vila Suíça chegou a registrar 119,9 mm, com famílias desalojadas pelas chuvas e prejuízos materiais diversos.

No entanto, as cidades da região, que são próximas do ABCD Paulista, onde estão localizadas Mauá e Santo André, não registraram chuvas intensas entre anteontem e ontem, com casos isolados decorrentes das chuvas nos últimos dias. Um dos casos foi em Arujá, onde em 24 horas foram registrados 28 mm de chuva, e dois incidentes: a queda de uma árvore no bairro Vertentes que causou danos à rede elétrica, requerendo o acionamento da empresa concessionária de energia elétrica. Outro caso foi um veículo que bateu na defensa da avenida Governador Mário Covas e acabou por cair no rio. Segundo a Prefeitura, o casal que estava no veículo foi socorrido e encaminhado para o Pronto Atendimento (PA) sem ferimentos graves.

Segundo a Defesa Civil de Suzano, foram registrados em média 20 mm de chuva em 24 horas e 30 mm em três dias, mas não foram registradas ocorrências de alagamento ou desabamento de terra e em nenhuma das 43 áreas de risco monitoradas pelo município apresentaram problemas com as chuvas. "As ações de limpeza de valas de drenagem, desobstrução de bueiros e desassoreamento de rios ao longo do ano tem surtido efeito positivo e preventivo", apontou o comando da Defesa Civil suzanense. Em Mogi das Cruzes, a Defesa Civil informou que o acumulado de chuva nos últimos três dias foi em média de 10 milímetros, considerado um nível baixo, e sem ocorrências no período. O município conta com 12 pontos com risco de deslizamento localizados em áreas particulares, e 14 pontos de risco de alagamento.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Verde e Meio Ambiente, declarou que não recebeu registros de queda de árvores. "Durante o verão, com a possibilidade de chuvas mais intensas, a cidade é monitorada de forma mais intensa pela Defesa Civil, como parte da Operação Verão", explicaram as autoridades.

A Defesa Civil de Ferraz de Vasconcelos apontou que não houve registro de ocorrências graves na cidade, como alagamento, escorregamento de terra ou queda de árvores: "É importante destacar que em caso de urgência os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 4676-1947, ou 95310-2217, que estará de plantão e atenderá os moradores". Segundo levantamento do Cemaden, a média de chuva no período de 48 horas foi de 21,4 mm.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, em nota, informou que foram registrados apenas 5 milímetros em média na cidade, que não geraram transtornos nas 29 áreas mapeadas pela Defesa Civil local.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por