Pandemia

Secretaria confirma 1º caso da variante Ômicron da Covid-19

30/12/2021 às 05:30
Atualizada em 30/12/2021 às 05:30.

Mogi- A Secretaria Municipal de Saúde recebeu ontem a confirmação do primeiro caso positivo da variante Ômicron do coronavírus (Covid-19) no município, relativo a uma amostra coletada no início do mês. O resultado do exame chegou ontem do Instituto Adolfo Lutz, responsável pelo sequenciamento e identificação da nova cepa.

O paciente esteve um evento fora do município com mais de 200 participantes, dos quais quatro pessoas haviam chegado da África. Ele apresentava sintomas leves, foi acompanhado e orientado a quarentena, conforme os protocolos. Ao longo do monitoramento, não houve evolução para sintomas graves e hoje já está curado.

"Não há razão para pânico", reforçou o secretário de Saúde de Mogi, Zeno Morrone Junior. "O paciente passa bem e ficou isolado no período de quarentena, sem risco de transmissão. Mesmo se tratando de um caso importado, a população de Mogi deve continuar atenta e manter os protocolos sanitários", lembrou.

Outros dois casos suspeitos que eram acompanhados pela Pasta não foram confirmados como sendo a nova cepa; um deles foi confirmado como a variante Delta e o outro resultou negativo para Covid.

Como o cenário atual também apresenta um surto de gripe, o secretário orienta que em casos assintomáticos ou com sintomas leves de síndrome gripal, a pessoa deve primeiro se tratar em casa e procurar a unidade de saúde apenas se os sintomas se agravarem (falta de ar ou febre persistente). Este procedimento, inclusive, é para a segurança do próprio paciente: se ele estiver apenas com uma gripe, pode se arriscar a se contaminar por Covid se for precocemente a uma unidade referência para a doença.

"A unidade referência para testagem de Covid é o Hospital Municipal. Quando o paciente é atendido em um pronto atendimento, se não tiver sintomas graves, o protocolo indica o isolamento por pelo menos cinco dias. Os casos de síndrome gripal costumam melhorar neste período. Agora, se não houver melhora, o paciente é encaminhado ao Hospital Municipal, a unidade referência para o atendimento a casos suspeitos de Covid. Aí sim, conforme a avaliação médica, a testagem é realizada," conclui o secretário.

A Secretaria preparou atendimentos especiais para pacientes com sintomas de síndrome gripal no município neste período de surto. Veja os detalhes aqui: https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/ubs-do-alto-do-ipiranga-reforca-atendimento-a-pacientes-com-sindrome-gripal-no-fim-de-ano

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por