Comércio

Vendas de final de ano registram crescimento menor do que 10%

Volume de compras para este Natal e Ano Novo foi informado pela Associação Comercial e o Sincomércio

André Diniz
05/01/2022 às 05:30
Atualizada em 05/01/2022 às 05:30.
Emanuel Aquilera/Mogi News

Emanuel Aquilera/Mogi News

Mogi - Um levantamento com as entidades que representam o comércio em Mogi das Cruzes apontou que o crescimento das vendas de fim de ano, embora estivesse dentro das expectativas para o período, mostrou-se tímido na comparação com outros anos.

A temporada de final de ano 2021-2022 foi a primeira após as restrições das autoridades devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com trânsito liberado de clientes, após a campanha de vacinação que teve início há um ano. Com o intuito de atrair os compradores, estabelecimentos comerciais e as autoridades ofereceram facilidades como promoções, sorteios e o aumento das vagas de estacionamento na região central de Mogi, entre outras.

Para Valterli Martinez, do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), o balanço de final de ano foi satisfatório, mesmo não sendo o ideal para estabilizar o setor, que teve picos com as promoções da Black Friday e a movimentação no final do ano. "As vendas estão dentro das expectativas projetadas pelo Sincomércio, chegando a aproximadamente 11% a mais que no ano passado, mas descontando a inflação chegamos a um crescimento de 3% a 5% - lembrando que em 2019 não tivemos boas vendas para o comércio varejista", apontou.

Segundo Martinez, a primeira quinzena do mês é marcada pelo movimento nas trocas de presentes e das promoções de renovação do estoque, mas a segunda quinzena sofre com a temporada de impostos e de contas como a renovação de matrícula de escolas particulares. Sobre as medidas de segurança, o presidente do Sincomércio reforçou que a grande maioria dos comerciantes não suspendeu ou deixou de adotar as medidas sanitárias: "sabemos das consequências de não adotar os protocolos sanitários e continuamos a informar nossos representados para manter", concluiu.

Para Fádua Sleiman, presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), as vendas de Natal chegaram à meta prevista de 8% a mais em relação ao ano passado, sendo que os setores mais buscados foram de vestuário, calçados, acessórios, brinquedos e supermercados, sob a motivação das ceias e festas de fim de ano. "O maior fluxo foi registrado na semana que antecedeu o Natal, e nos meses de novembro e dezembro a ACMC chegou a promover uma campanha, a Natal Premiado, que realizou no dia 29 sorteou motocicleta, televisão, notebook e telefones celulares. A iniciativa movimentou mais de R$ 8 milhões nas lojas participantes", ressaltou Fádua.

A respeito da movimentação no início do ano, a presidente da ACMC informou que o período é marcado pelas liquidações de renovação de estoque: "A Associação Comercial de Mogi tem incentivado o comércio a promover descontos para trazer mais clientes, e continua apoiando e orientando os comerciantes sobre a importância de prosseguir com os protocolos sanitários, como o uso de máscaras e álcool em gel, além do distanciamento social. As medidas são essenciais para que não haja um retorno das restrições impostas ao comércio", ponderou Fádua Sleiman.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por