alto tietê

Secretarias de Saúde reforçam vigilância contra Covid e H3N2

Variante ômicron e surto de gripe colocam atendimento em alerta; suspeitas de flurona continuam descartadas

André Diniz
07/01/2022 às 00:00
Atualizada em 07/01/2022 às 00:00.
Mogi News/Arquivo

Mogi News/Arquivo

Região - O início de 2022 está sendo marcado pelo alerta das autoridades de saúde sobre a nova variante da Covid-19, a ômicron, que surgiu no final de 2021 na Europa e na África e já foi confirmada no Brasil, juntamente com o surto de gripe H3N2. Com este cenário, algumas das cidades do Alto Tietê informaram como estão os esforços para proteger a população.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua página na internet, informou que até o momento imunizou 95.368 pessoas com a terceira dose. Ao somar as doses única, primeira e segunda aplicações da vacina contra a Covid-19, o total chega a 688,9 mil.

A Secretaria de Saúde confirmou que o município registrou até o momento apenas um caso isolado da variante ômicron, ocorrido em 29 de dezembro. "O caso era relativo a uma amostra coletada no início do mês de dezembro. O resultado foi emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, e era um caso importado - o paciente ficou isolado em quarentena nas primeiras semanas de dezembro e já está curado. Até o momento, não há na cidade registro de contaminação dupla por Covid-19 e gripe H3N2", informou por meio de nota.

A Prefeitura de Arujá declarou que montou um plano de contingenciamento de síndrome gripal com dois pontos de triagem, no Pronto-Atendimento Central 24 Horas e na Unidade Básica de Saúde Parque Rodrigo Barreto. A Pasta da Saúde informou em nota que não foram contabilizados casos específicos, mas que houve um aumento de 42% dos atendimentos de síndrome gripal. "Não tivemos casos registrados de flurona nem de ômicron até o momento", concluiu.

A taxa de ocupação de leitos de Covid-19 em Arujá era de 40% na Enfermaria e zero em leitos com suporte ventilatório. Até anteontem, foram contabilizadas 15.168 pessoas que receberam a dose de reforço e mais 142,5 mil pessoas que receberam a primeira, segunda ou a dose única.

A Secretaria de Saúde de Suzano informou que, até o início da semana, 48.098 doses de reforço já foram aplicadas junto à população, e que no total em primeira, segunda e terceira doses já foram aplicadas 511,1 mil unidades da vacina contra a Covid-19. Questionada sobre ocupação de leitos, a administração municipal informou que a taxa está em 12,9%, com quatro dos 31 leitos semi-intensivos com suporte ventilatório ocupados. Até o momento, a cidade não confirmou a ocorrência de casos da variante ômicron ou de contaminação dupla de Influenza e Covid-19 no mesmo paciente.

Já em Ferraz de Vasconcelos, a Prefeitura confirmou que, até segunda-feira, 283,8 mil doses já foram aplicadas, sendo 24.717 com a terceira dose de reforço. A Secretaria de Saúde local informou que o município não conta com leitos para Covid-19, sendo que não foram registrados casos da ômicron ou de contaminação cruzada com o vírus da gripe.

A Prefeitura de Poá informou que 19.391 pessoas receberam a dose de reforço para a Covid-19, num total de 197,1 mil pessoas que tiveram a primeira, segunda e dose única contra a doença. Poá apontou que, até o início da semana, nenhum dos seus leitos de Enfermaria ou de emergência possuíam pacientes. Até o início da semana, a Secretaria de Saúde do município informou que não foram registrados casos da variante ômicron, ou que algum paciente apresentou o quadro de flurona - contaminação dupla de Covid-19 e gripe H3N2.

Em Itaquaquecetuba, a administração municipal informou por nota que até o momento foram utilizadas 41.250 doses de reforço e 579,2 mil doses no total para a população. No início da semana, a taxa de ocupação declarada foi de 14% para leitos de Enfermaria e zero para leitos de emergência, e também não foram declarados casos da variante ômicron ou de contaminação dupla com o vírus Influenza.

Por fim, em Santa Isabel, a Prefeitura informou que até anteontem três dos quatro leitos de Enfermaria dedicados à Covid-19 e os dois leitos de suporte ventilatório contavam com pacientes, e que não foram registrados até então casos da variante ômicron. No total, 11,8 mil pessoas receberam a terceira dose de reforço, e cerca de 88 mil doses foram aplicadas em toda a população.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por