De 5 a 11 anos

Região se prepara para vacinar crianças contra o coronavírus

Municípios devem utilizar as mesmas estruturas já disponíveis na imunização para iniciar a vacinação infantil

André Diniz
07/01/2022 às 05:30
Atualizada em 07/01/2022 às 05:30.
Pedro Chavedar/PMMC

Pedro Chavedar/PMMC

Alto Tietê - A nova campanha de vacinação anunciada pelo governo do Estado, anteontem, contra o coronavírus (Covid-19), com foco nas crianças a partir de 5 anos, começou a movimentar as secretarias de Saúde de algumas das cidades do Alto Tietê.

Segundo o Palácio dos Bandeirantes, a meta é imunizar 4,3 milhões de crianças entre 5 e 11 anos, com 850 mil crianças como prioridades por comorbidades. O Estado planeja utilizar 5,2 mil postos de vacinação, incluindo as estruturas de escolas estaduais, com meta de vacinar até 250 mil crianças diariamente.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes comunicou que estuda manter o modelo atual de imunização, com utilização dos postos que já realizam a campanha na cidade, juntamente com o Pró-Hiper - no entanto, não serão atendidas nos carros, mas na fila a pé. "Isso porque para a vacinação das crianças é preciso fazer uma série de anotações e a logística ficará melhor organizada", explicou a Prefeitura.

Segundo a Pasta local da Saúde, na próxima semana deve começar a capacitação das equipes que farão a imunização, e a previsão é de que as doses cheguem na segunda quinzena deste mês, com data a ser confirmada. "É certo que o recebimento ocorrerá de forma parcelada e a vacinação deste público, que é de cerca de 44 mil crianças, ocorrerá de forma gradativa", concluiu em nota.

Nas estatísticas da Prefeitura de Mogi, 49,3 mil jovens de 12 a 19 anos receberam a primeira dose, e 40,3 mil receberam a segunda dose.

Em nota, a Prefeitura de Suzano informou que as deliberações da nova etapa de campanha serão tomadas até hoje em reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde, de Educação e o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da cidade, e que as informações sobre o encontro serão divulgadas à população. A cidade espera vacinar 25.230 crianças a partir de cinco anos, com base nas estatísticas da Fundação Seade, e já foram vacinadas 46 mil pessoas de 12 a 17 anos com a primeira dose contra a Covid-19.

A Prefeitura de Guararema informou que ainda não recebeu orientações da Secretaria de Estado da Saúde para a vacinação em crianças, e ressaltou que segue o Plano Estadual de Imunização (PEI). A estimativa do município é de que 3,2 mil crianças até 11 anos recebam a primeira dose. Até ontem, 2.582 jovens entre 12 e 17 anos receberam ao menos uma dose.

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba informou que depende da programação estadual, "sobretudo em cima do informe técnico que nos direciona e que, até o momento, ainda não foi liberado". O município não informou as expectativas de público-alvo para a nova etapa e quantos adolescentes já foram protegidos com o agente imunizante.

A Prefeitura de Santa Isabel informou por nota que pretende abrir polos de vacinação para a Covid-19 em crianças em parceria com a Secretaria de Educação do município, adotando o programa de vacinação do Estado, que inclui o uso de escolas públicas. "Nossa estimativa é de 5.233 crianças, e até o momento 4.620 jovens receberam a primeira dose e 3.594 as duas", concluiu.

A Secretaria de Saúde de Poá informou que ainda não recebeu do Estado o informe técnico com as orientações sobre a vacinação, e que irá avaliar a melhor maneira de realizar a aplicação da vacina no público. "Até o momento, realizamos 10.076 aplicações da 1ª dose e 7.339 da 2ª dose em adolescentes de 12 anos a 17 anos 11 meses e 29 dias", informou em nota.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por