Educação para o Trânsito

Atividades atenderam cerca de 15 mil pessoas no ano passado

Ações compreendem iniciativas da Escola Mirim de Trânsito, palestras e programas de capacitação, dentre outras

11/01/2022 às 05:30
Atualizada em 11/01/2022 às 05:30.
Divulgação/PMMC

Divulgação/PMMC

Mogi - As ações de Educação para o Trânsito promovidas pela Prefeitura atenderam quase 15 mil pessoas em 2021. As atividades são um dos pilares do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para a segurança viária e a utilização mais harmônica do espaço público.

As ações compreendem as atividades da Escola Mirim de Trânsito, palestras, atividades de capacitação e treinamento, distribuição de materiais informativos, concursos e campanhas integradas, como o Maio Amarelo, o Dia Mundial Sem Carro e a Semana Nacional de Trânsito.

"A Prefeitura vem fortalecendo as ações de educação para o trânsito e segurança viária, que englobam também trabalhos de engenharia de tráfego, sinalização e fiscalização. No ano passado, as ações de educação para o trânsito ganharam um destaque especial e foram levadas a todas as regiões da cidade, incentivando os mogianos a terem um comportamento mais seguro e solidário no trânsito", explicou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

As ações realizadas estão apresentando resultados positivos para a cidade. De acordo com os dados do Sistema Infosiga, do governo do Estado, Mogi das Cruzes vem apresentando queda no número de mortes em acidentes de trânsito nas vias municipais, atingindo o menor índice da série histórica do levantamento, iniciada em 2015.

Entre janeiro e novembro, índice deste ano é 28,9% menor que no mesmo período do ano passado e 40% mais baixo que o maior número da série histórica, registrado em 2016. Se analisados os números do levantamento territorial, em que são levada em conta as vias municipais e estaduais, a queda neste ano é de 13,1% com relação ao ano passado e 23,2% mais baixo que em 2015.

"Esses resultados são mais significativos porque Mogi das Cruzes possui a maior frota de veículos e a maior malha viária do Alto Tietê. Além disso, a cidade é polo econômico regional, recebendo a circulação de veículos de outros municípios que vêm acessar o comércio, os estabelecimentos de serviços, além de trabalhar e estudar. Estas características fazem com que o trânsito de Mogi das Cruzes tenha características diferentes das outras cidades da região, que devem obrigatoriamente ser levadas em conta em comparações de números absolutos de mortes ou acidentes", afirmou a secretária.

Nos números de atendimento, a distribuição de material informativo foi a ação que atingiu o maior número de pessoas. Foram 7,6 mil panfletos distribuídos, 1,9 mil máscaras amarelas - em referência à cor ligada à segurança viária - e 1,9 mil panfletos com QR Code que dava acesso a um e-book com as alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As atividades voltadas a crianças e jovens são outros destaques do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana na Educação para o Trânsito. A Escola Mirim de Trânsito atendeu 589 crianças, com as atividades desenvolvidas no parque Botyra Camorim Gatti e nas edições itinerantes. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4798-5142.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por