Volta às aulas

Procon dá orientações sobre compra de material escolar

13/01/2022 às 05:30
Atualizada em 13/01/2022 às 05:30.

Mogi - O Procon orienta os consumidores sobre a importância de fazer pesquisas antes da aquisição do material escolar. A variação de preços pode chegar a 400%, dependendo do produto, e segundo pesquisa recente da Fundação Procon houve um aumento de 16% no custo total da lista básica em relação a 2020.

A pesquisa pode ser mais fácil pela internet, mas é preciso considerar o frete dos produtos, o que pode prejudicar o custo final. "É preciso atenção na hora de cotar em plataformas que hospedam várias lojas, pois o consumidor imagina que esta comprando tudo da mesma loja, quando, na verdade, são fornecedores diferentes, que incluem cada um seu frete, e os produtos ainda serão entregues em prazos diferentes"; alertou a diretora do Procon, Fabiana Bava.

O Procon lembrou que algumas lojas do comércio local de Mogi também oferecem alternativas para evitar que os pais tenham de enfrentar longas filas, por meio da cotação da lista via aplicativo de mensagem. Mas ressaltou a importância do consumidor se certificar de que o contato é realmente com a loja, além de apenas fazer pagamentos em plataformas digitais seguras.

Para economizar na compra do material escolar, a recomendação do Procon é que o consumidor procure reaproveitar materiais que já tem em casa. Outra dica é procurar a troca de livros didáticos com outros alunos da escola, ou até mesmo a compra de livros em bom estado com bons descontos.

O prazo para reclamar de produtos com algum problema (defeito ou vício) é de 30 dias para não duráveis e 90 dias para duráveis (garantia legal). Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, como, por exemplo, via internet, o consumidor tem direito de arrependimento no prazo de 7 (sete) dias da data que recebeu o produto, sem necessidade de justificar o motivo.

O setor de fiscalização do Procon da Prefeitura de Mogi alerta que os fornecedores devem manter todos os materiais com preços de fácil visualização, e de forma que não cause dúvida no consumidor.

Para denúncias quanto a falta de preços e descumprimento de ofertas, o telefone é o 4798-5090.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por