Associação Comercial

Atendimento psicológico inclui atenção pós-Covid

13/01/2022 às 05:30
Atualizada em 13/01/2022 às 05:30.

Mogi- A Covid-19 tem feito parte da vida das pessoas há dois anos e trouxe diversos impactos e sequelas. Uma das consequências que a pandemia gerou é o efeito na saúde mental da população. Desde o início da pandemia, a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) tem apoiado os comerciantes e buscado alternativas para superar a crise sanitária. Agora, além de pensar em saídas para buscar a retomada econômica, a entidade passa a oferecer atendimento psicológico direcionado também aos danos pós-Covid. O serviço é voltado tanto para pacientes que passaram pela doença, quanto para pessoas que de alguma forma foram impactadas por ela.

A fadiga pandêmica e o trauma pós-Covid são dois transtornos mentais reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro é caracterizado pelo cansaço e esgotamento físico e mental gerado pelas restrições impostas pela pandemia. O segundo é a dificuldade emocional desenvolvida após o paciente ter sido curado da Covid.

O psicólogo do departamento médico da ACMC, Alexandre Denipoti Garbin ressaltou que por se tratar de uma doença relativamente nova ainda não existem centros especializados para cuidar das sequelas psicológicas geradas pela doença. "O que é oferecido aos pacientes hoje são os psicólogos devidamente atualizados que consideram a fadiga pandêmica e o trauma pós-Covid, como referências diagnósticas, para trabalhar de forma mais eficaz", esclareceu.

De acordo com Garbin, o grau de comprometimento gerado pela Covid é variado, mas todos acabam gerando transtornos para o cotidiano das pessoas. A pandemia de Covid-19 impactou negativamente a vida da população, seja na parte pessoal, social, financeira, emocional ou nas relações de trabalho.

O psicólogo defende que o tratamento precisa ser desenvolvido por uma equipe multidisciplinar. "Aos, que tiveram melhora na qualidade de vida, a psicoterapia vem contribuir para a manutenção e melhorar cada vez mais a saúde como um todo. Aos que desenvolveram algum tipo de psicopatologia, a psicoterapia se faz importante para que o paciente tenha referências para a melhora de seu quadro atual, redução dos sintomas, reativação das condições pré-Covid e apoio emocional", afirmou.

Os atendimentos psicológicos do departamento médico da ACMC ocorrem às terças-feiras, das 13hàs 17 horas. Para agendar uma consulta ou para outras informações, entre em contato pelos telefones 4728-4315 e 4728-4301.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por