Tem tratamento

Saúde promove orientação sobre prevenção à hanseníase

14/01/2022 às 05:30
Atualizada em 14/01/2022 às 05:30.
Maurício Sordilli/Secop Suzano

Maurício Sordilli/Secop Suzano

Suzano - Em razão da campanha nacional Janeiro Roxo, que conscientiza sobre a hanseníase, a Secretaria de Saúde intensificou as ações para orientar a população sobre os sintomas e consequências dessa doença, que é curável e pode ser tratada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa que afeta os nervos e a pele. Os principais sintomas são manchas brancas, vermelhas ou marrons em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade no local. Outros fatores também podem surgir, como sangramento e ressecamento do nariz, caroços pelo corpo, diminuição da força muscular e febre. Sua contaminação se dá por meio de gotículas de saliva ou secreção nasal, sendo necessário contato próximo e diário com a pessoa infectada. Os sintomas podem demorar de dois a sete anos para começar a surgir, fator que prejudica a detecção de transmissão por parte dos órgãos de Saúde. Nos últimos quatro anos, o município registrou 18 casos da doença.

Em Suzano, o Ambulatório de Especialidades Doutor Juracy Cruz, que fica na rua Kazuo Kagiwara, 33,no bairro Parque Santa Rosa, é referência no acolhimento de pacientes de hanseníase.

O secretário Pedro Ishi, alertou que, apesar de ser uma doença pouco falada e curável, as pessoas precisam ter atenção à hanseníase, pois ela pode trazer consequências a longo prazo se não for identificada e tratada previamente. "A administração municipal segue atenta e mantém ações de rotina para informar e prevenir, impulsionando a busca ativa de casos suspeitos", alertou Ishi.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por