Limpeza

Material de rescaldo da chuva chega a 70 toneladas

15/01/2022 às 05:30
Atualizada em 15/01/2022 às 05:30.

Mogi - As equipes da Prefeitura deram continuidade ontem aos trabalhos de rescaldo da forte chuva que atingiu a cidade na tarde da última quinta-feira. Os serviços tiveram início assim que a chuva perdeu intensidade e, ao todo, foram cerca de 70 toneladas de lixo e material proveniente de descarte irregular retiradas de vias e espaços públicos da cidade.

Foram registrados 57,8 milímetros de chuva em menos de uma hora, um índice considerado altíssimo. Com a equipe de fiscalização já mobilizada para este período de chuvas, os pontos mais críticos foram rapidamente identificados e atendidos. Ontem, as equipes trabalharam de forma mais concentrada em locais como a Vila Natal, Centro, Braz Cubas e Vila Oliveira. Também foram mapeados outros pontos que estão sendo atendidos, como Ponte Grande, Jundiapeba e Mogi Moderno.

Os serviços consistem na remoção de detritos que são arrastados pelas águas da chuva e acabam acumulados em pontos de baixada. São materiais como lixo, pedra, ferro, materiais eletrônicos, madeira, restos de entulho, roupas, sacarias de coleta domiciliar, terra e barro.

Boa parte do material retirado provém de descartes irregulares feitos pela população. Por isso, a Prefeitura reforça o pedido de conscientização aos munícipes, para que façam o descarte da maneira adequada, com a estrutura que a administração já disponibiliza para isso. Ao flagrar alguém descartando material de forma irregular, o cidadão também pode e deve registrar denúncia, pelo telefone 153.

A orientação da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana é para que não sejam descartados em vias e espaços impróprios materiais como garrafas de plásticos, isopor e madeira, que são facilmente arrastados pela enxurrada e obstruem o sistema de drenagem. Outra orientação é não jogar entulho nos terrenos e margens de córregos.

Para isso, a Prefeitura de Mogi, além da coleta de lixo domiciliar, disponibiliza gratuitamente três ecopontos (Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba) para que os moradores possam descartar material inservível, sem comprometer o meio ambiente e sem causar obstrução nos córregos e, consequentemente, inundações.

Os trabalhos de rescaldo fazem parte da Operação Verão, realizada entre os meses de dezembro e março. A ação é coordenada pela Defesa Civil e tem a participação de toda a estrutura da administração municipal, além de órgãos estaduais e empresas concessionárias. Durante este período, o atendimento a urgências e emergências causadas pelas precipitações são prioridades para toda a estrutura da Prefeitura.

Além dos trabalhos neste período, a Secretaria de Infraestrutura Urbana realiza durante todo o ano serviços de manutenção do sistema de drenagem. As ações consistem em roçada de valas de drenagem e das margens de córregos, desobstrução de galerias de águas pluviais, manutenção e reforma nos equipamentos do sistema de drenagem. Também fazem parte do trabalho a implantação de galerias, bocas de lobo, bocas de leão e poços de visita, além da manutenção de muros de arrimo.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por