Animais

Bairro Jardim Monte Cristo recebe mutirão de castração

Iniciativa começou na sexta passada e foi criada em parceria com o vereador Marcel Pereira, o Marcel da ONG

16/01/2022 às 05:30
Atualizada em 16/01/2022 às 05:30.
Maurício Sordilli/Secop Suzano

Maurício Sordilli/Secop Suzano

Suzano - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou na sexta-feira passada o projeto-piloto que percorre os bairros do município promovendo mutirões de castração. A iniciativa, que foi idealizada pela Câmara Técnica de Bem-Estar Animal e conduzida em parceria com o vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG, realizou o atendimento de 19 cães e seis gatos de uma comunidade no bairro Jardim Monte Cristo.

A proposta de levar atendimento veterinário para as regiões com maior índice de vulnerabilidade social era uma pauta constante durante as reuniões da Câmara e entre o Setor de Bem-Estar Animal, protetores e Organizações Não-Governamentais (ONGs). A partir do convênio firmado com clínicas deste segmento no último semestre de 2021, o projeto foi viabilizado e estruturado junto com as entidades envolvidas.

O principal objetivo é atuar no controle da natalidade dos cães e gatos pertencentes aos tutores de baixa renda, pois inibe a procriação indesejada, a superpopulação e evita os casos de abandono. Para tanto, inicialmente a equipe do vereador Marcel da ONG realizou um estudo na região para quantificar os animais que estavam aptos ao procedimento e, posteriormente, ofereceram o preparo para o mesmo.

De acordo com o titular da Pasta, André Chiang, a comunidade conta com cem animais que necessitam do atendimento. "Realizamos hoje a primeira ação deste projeto-piloto com 25 animais, mas ainda restam mais 75 para serem castrados. A tendência é prosseguir com os mutirões até atingirmos a totalidade dos pets dessa comunidade", afirmou.

Chiang ainda explicou que a escolha do bairro para iniciar o projeto foi feita de forma estratégica, pois está próximo da região central e da clínica veterinária que concedeu os atendimentos, contribuindo com a logística de transporte. "Nós vamos traçar novos percursos para viabilizar os procedimentos de acordo com a demanda. Mas a ideia é que depois de finalizarmos esta etapa inicial no Monte Cristo, vamos avaliar os resultados, erros e acertos, para então estender a abrangência em outras localidades", disse.

O projeto-piloto integra o pacote de políticas públicas que a Pasta vem realizando com a premissa de oportunizar mais qualidade de vida os animais suzanenses. Alinhado a este propósito, também são realizadas castrações e microchipagens constantes por meio de agendamento prévio. Os moradores interessados em prover o benefício ao seu pet, devem preencher o formulário online (bit.ly/Castracao_Suzano) e aguardar o contato de uma das clínicas credenciadas.

Para saber mais sobre todos os projetos desenvolvidos pelo Setor de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre em contato pelo telefone (11) 4745-2055 ou por e-mail babymeleva@suzano.sp.gov.br.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por