abastecimento

Chuvas de janeiro recuperam 8% dos reservatórios da região

No total, 46,4 bilhões de litros de água foram captados pelo Spat, elevando nível de 40% para 48% da capacidade

André Diniz
21/01/2022 às 05:30
Atualizada em 21/01/2022 às 05:30.
Daniel Carvalho/Mogi News /Arquivo

Daniel Carvalho/Mogi News /Arquivo

Região - Após um início de ano com os reservatórios de água na região na marca de 40%, o Sistema Produtor Alto Tietê (Spat) subiu mais de 8% em pouco mais de duas semanas, devido às recentes chuvas. Segundo levantamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o volume subiu de 225,11 hectômetros cúbicos de água para 271,53 hectômetros cúbicos - o que equivale a 46,4 bilhões de litros de água para as cinco represas em pouco mais de uma quinzena (um hectômetro cúbico corresponde a 1 milhão de metros cúbicos).

O levantamento diário divulgado pela Sabesp também mostrou que a porcentagem média do sistema que atende a mais de 3 milhões de moradores no Alto Tietê e na Região Metropolitana de São Paulo também subiu 8,28%, de uma capacidade média de 40,18% no sistema, na virada do ano, para 48,46% na medição de anteontem.

Na contagem separada das cinco represas localizadas entre Suzano e Salesópolis, o Portal dos Mananciais também mostrou crescimento ao longo da primeira quinzena do ano. O reservatório com maior captação foi o Ponte Nova, localizado em Salesópolis, que recebeu 14,04 hectômetros cúbicos d'água desde a virada do ano, chegando a 150,66 hectômetros cúbicos. No entanto, o reservatório que teve proporcionalmente o maior avanço foi o Jundiaí, que teve a capacidade elevada de 31,12% para 52,13%.

Procurada pela reportagem, a direção da Sabesp informou que não há risco de desabastecimento neste momento na Grande São Paulo, mas reforçou a necessidade do uso consciente de água. "As projeções são de aumento no nível dos reservatórios entre janeiro e fevereiro, meses com maiores médias históricas. Desde a crise hídrica de 2014, os investimentos da companhia tornaram mais robusto e flexível o Sistema Integrado. Neste momento, um conjunto de medidas vem sendo adotado para a segurança hídrica, como a ampliação da infraestrutura e gestão da pressão noturna para redução de perdas na rede", afirmou.

No início do mês, a Câmara Técnica de Meio-Ambiente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) afirmou que mantém o monitoramento dos reservatórios localizados no Alto Tietê, e que as cidades estão adotando medidas em âmbito local para reduzir o desperdício e as perdas no fornecimento de água.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por