emprego e empreendedorismo

Prefeitura impulsiona retomada econômica com ações na cidade

De acordo com os dados do Caged, entre janeiro e novembro de 2021, Mogi teve saldo positivo de 4.922 vagas

19/01/2022 às 05:30
Atualizada em 19/01/2022 às 11:31.
Pedro Chavedar/ PMMC

Pedro Chavedar/ PMMC

Mogi - As ações desenvolvidas pela Prefeitura voltadas ao emprego e renda impulsionaram a retomada econômica do município. A geração e manutenção de vagas, capacitação e encaminhamento dos trabalhadores e o incentivo ao empreendedorismo na cidade são prioridades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação para a melhoria da qualidade de vida da população. Mesmo com os impactos causados pela pandemia da Covid-19 na economia mundial, os resultados de 2021 foram bastante positivos.

De acordo com os dados mais atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro e novembro de 2021, Mogi das Cruzes teve saldo positivo de 4.922 vagas. O número é bem superior ao mesmo período de 2020, quando a cidade apresentou saldo negativo de 786 vagas.

"O ano de 2021 foi desafiador devido aos reflexos da pandemia e das medidas necessárias para seu enfrentamento na economia de todo o mundo. Mogi das Cruzes também sofreu este impacto, o que obrigou a administração a adotar medidas criativas, inovadoras e integradas para fomentar a economia e, com isso, proporcionar um ambiente mais propício para a recuperação dos diversos setores, com geração de empregos, de renda e o atendimento da população", explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

Criado no ano passado, o programa Mogi Conecta possibilitou a contratação de 2.719 pessoas, além do encaminhamento de 32 mil pessoas para entrevista durante o ano, ampliando as chances de empregabilidade dos mogianos. A iniciativa conta com três unidades, localizadas nos Terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba, que reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros.

Uma das novas iniciativas de 2021 foi a criação das duas primeiras unidades do programa Sebrae Aqui em Mogi das Cruzes. Localizadas nas estruturas do Mogi Conecta no Terminal Central e no CIC de Jundiapeba, elas oferecem atendimento presencial voltado a micro e pequenos empreendedores que buscam orientações para alavancar seus negócios. Entre os serviços que são oferecidos pelo Sebrae Aqui estão palestras presenciais e online, oficinas e orientações sobre abertura e melhoria de empresas (MEI, ME e EPP). A iniciativa também busca facilitar aos empreendedores o acesso a iniciativas e produtos do Sebrae-SP e parceiros.

As ações de empregabilidade também foram levadas para mais perto da população, com o programa Mogi Conecta no Bairro, atividade que foi realizada no Cempre Oswaldo Regino Ornellas, em Jundiapeba, e teve prestação de serviços de emprego à população palestras e orientações sobre capacitação profissional. Doze instituições parcerias participaram da iniciativa que contou com 10 salas de palestras e orientações e 10 estandes de demonstração de cursos, mobilizando, em um dia, cerca de 200 pessoas.

A Pasta também estimulou, em parceria com entidades e com a iniciativa privada, uma série de cursos voltados à capacitação profissional e ao empreendedorismo. Mais de 600 pessoas foram diretamente beneficiadas com a realização dos cursos.

Em 2021, também foram retomadas as atividades da Comissão Municipal do Emprego, que estava sem atuação desde 2016. A comissão é formada por 33 pessoas, entre representantes do poder público, dos empregados e dos empregadores - titulares e suplentes - e tem como objetivo discutir ações e políticas públicas para incentivar a empregabilidade e a geração de novas vagas no mercado de trabalho de Mogi das Cruzes. Entre os temas tratados durante as reuniões estão as necessidades atuais dos setores econômicos na cidade, a capacitação dos empregados com base no atual cenário brasileiro, ações para ampliar o acesso da população a vagas de trabalho.

Empreendedorismo

No período mais crítico da pandemia, a Prefeitura desenvolveu o Plano de Cooperação - com o planejamento e desenvolvimento de ações de curto, médio e longo prazo para auxiliar os empreendedores da cidade - e, posteriormente, criou o Auxílio Empresarial Mogiano, voltado a empresas optantes do Simples Nacional e que tiveram impactos causados pelas medidas de enfrentamento da pandemia.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por