Cocuera

Morador reclama da estrada do BBC

André Diniz
19/01/2022 às 05:30
Atualizada em 19/01/2022 às 11:31.

Mogi - Um morador da região do Cocuera, na zona rural da cidade, solicita a realização de obras de recuperação de sinalização e do traçado de uma estrada rural próxima ao Casarão do Chá, ponto turístico do município.

Segundo Ronaldo Leme, líder comunitário da região, a estrada do BBC possui diversos problemas que dificultam a vida dos moradores e representam, na sua visão, um risco para quem utiliza a via.

Para ele, a estrada está sem demarcação de quilometragem, ausência de placas de sinalização, falta de manutenção de coleta de ponto de ônibus, falta de acostamento, entre outros pontos.

Outro ponto questionado por Leme é a falta de sistemas de coleta de saneamento básico, o que nas palavras dele levou várias famílias a contratar serviços de limpa-fossa. "Já protocolamos inúmeras reclamações na Prefeitura, mas sem sucesso. Sinto que esqueceram o povo rural", concluiu.

Manutenção

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Pasta de Infraestrutura Urbana, declarou que a estrada do BBC está dentro do pacote de rotina de manutenção, e que foi contemplada no final de novembro. "Frente à demanda, uma equipe foi enviada ao local para vistoriar a via e constatou que ela está em condições de trafegabilidade - sobre a falta de acostamento, vale lembrar que se trata de uma estrada rural", informou em nota, reforçando que fará o levantamento da sinalização das vias na região do Cocuera que precisam de melhorias em um processo licitatório que está em andamento.

A administração municipal apontou que foi entregue no início da semana passada um pacote de melhoria para as estradas rurais do Cocuera, com 94 mil metros recuperados de 20 vias na região. "As vias receberam nivelamento, cascalhamento, limpeza das laterais e canaletas, manutenção e troca de tubos, além de reparo de buracos. Os serviços foram feitos no segundo semestre de 2021", detalhou.

Sobre o saneamento básico na região questionado pelo morador, o Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) informou que atende a área urbana, e que o abastecimento em propriedades rurais é feito por poços particulares, além do sistema de fossa séptica, filtro e sumidouro que formariam uma estrutura viável para áreas rurais ou residências isoladas. "Em agosto do ano passado, foi concluído o projeto-piloto Mogi Mais Água, que propõe alternativas de esgotamento sanitária para a área rural com miniestações de tratamento de esgoto e biodigestores em propriedades no bairro do Cocuera, com o apoio técnico do Instituto Trata Brasil", concluiu.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por