Em janeiro

Indústrias veem alta de 93% nos casos de gripe

20/01/2022 às 05:30
Atualizada em 20/01/2022 às 05:30.

Região - A indústria do Alto Tietê registrou aumento de 93% nos casos de gripe a partir de janeiro deste ano, período em que o Brasil enfrenta uma onda atípica da doença. Já os casos de coronavírus (Covid-19), apresentaram uma alta de 62% no mês no setor. Os dados são de uma pesquisa de amostragem realizada pelo Grupo de Recursos Humanos (GRH) do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) no Alto Tietê, com empresas que atuam em diferentes segmentos da indústria de transformação nas cidades de abrangência da entidade.

Num universo de 3.500 trabalhadores das empresas pesquisadas, a proporção é de 2,61% afastamentos em decorrência da influenza, o que corresponde a 90 pessoas, e de 1,40%, ou seja, 48 trabalhadores pelo coronavírus.

O afastamento de colaboradores pelas doenças respiratórias gera impactos para a indústria, desde a parada parcial da produção até gastos extras com recursos humanos. Isso porque para driblar a falta de colaboradores, parte das indústrias aumentou as horas extras. Há casos, ainda, de remanejamento de pessoal de outros setores e contratação de temporários. De maneira geral, 30% dos entrevistados afirmaram que os casos de Covid-19 comprometeram a produção, já para 33%, os casos de gripe contribuíram para piorar o cenário.

"A indústria, assim como outros setores produtivos, está sentindo os impactos desse aumento significativo dos casos de gripe e mesmo de Covid, ainda que com quadros mais leves. Ambas as situações, no entanto, são de rápida transmissão e, portanto, o afastamento acaba sendo inevitável. Com isso, há alteração em toda a rotina de produção das fábricas e, em segmentos que estão com alta demanda, é preciso rapidamente cobrir as faltas", ressaltou Newton Bianchi, coordenador do Grupo de Recursos Humanos (GRH) do Ciesp Alto Tietê.

Segundo ele, a expectativa é de redução nos casos de gripe e Covid a partir do final deste mês. "O cuidado individual é decisivo para a saúde do coletivo e a manutenção das atividades diárias nas empresas", frisa Bianchi.

Mesmo com os números apurados, 60% das empresas que notaram aumento dos casos de Covi-19 em janeiro, revelaram que o índice é menor que o do ano passado. Já 20% delas acreditam que o índice foi maior e outros 20% avaliam como igual. No quadro de gripe, 46% dos pesquisados afirmam que o volume de casos foi maior que no ano anterior, enquanto outros 46% consideram menor e 6% como igual.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por