Covid-19

Ocupação de leitos aumenta 27% em uma semana na região

Avanço da doença já se mostra nos hospitais do Alto Tietê com crescimento superior a um quarto nas internações

André Diniz
26/01/2022 às 05:30
Atualizada em 26/01/2022 às 05:30.
Mogi News/Arquivo

Mogi News/Arquivo

Região - Um levantamento com a Secretaria de Estado da Saúde e com as Pastas municipais de algumas das cidades da região mostraram que, no espaço de uma semana, o aumento na taxa de ocupação chegou a aumentar mais de 27% nos leitos de Enfermaria e de alta complexidade para casos do coronavírus (Covid-19), incluindo ai a variante ômicron, em algumas cidades da região.

Segundo o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, o monitoramento da Covid-19 segue em todas as regiões, incluindo o Alto Tietê, e o Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba tem trabalhado mediante a necessidade de atendimento. "Hoje, o Santa Marcelina mantém 38 leitos de Enfermaria e três leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados. O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos mantém hoje apenas uma paciente em Enfermaria, e é referência para pacientes de toda a região com pronto-socorro funcionando 24 horas por dia", informou.

Questionada sobre a situação dos leitos no Hospital Estadual Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, a secretaria informou que o local voltou a receber pacientes crônicos, com 151 leitos ativos para tratamento prolongado, cuidados paliativos e reabilitação pós-Covid.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, declarou que a rede hoje conta com 70 leitos de UTI e 46 leitos de Enfermaria. Nas apurações feitas pelo município, a taxa nos hospitais municipais estava em 24,2% nos leitos de alta complexidade (17 de 70) e 41,3% nos leitos de Enfermaria (19 de 46). Uma semana depois, a taxa nos leitos públicos municipais subiu para 30% (21 de 70) na UTI e 54,3% na enfermaria (25 de 46).

A Secretaria de Saúde de Suzano informou que a rede municipal conta com 22 leitos semi-avançados com suporte ventilatório no Pronto-Socorro Municipal para pacientes com sintomas da Covid-19. "Há uma semana, em 17 de janeiro, dois leitos estavam ocupados, com 9,09% de ocupação. Nesta segunda-feira, oito deles estão sendo usados, o que indica uma taxa de 36,36%", declarou em nota.

Itaquaquecetuba informou por nota que o município dispõe atualmente de oito leitos de Emergência e 19 de Enfermaria, com cinco pacientes internados no total "A ocupação nesta segunda-feira é de 15% para Enfermaria e 25% de Emergência, sendo que em 17 de janeiro era apenas de 15% na Enfermaria", apontou.

Na região, apenas a cidade de Poá informou que não houve mudanças na ocupação dos dois leitos de observação e dois leitos de emergência na rede municipal. No início da semana passada, a rede municipal de Saúde também seguia sem pacientes internados.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News

Desenvolvido por

Distribuído por