Segurança

Processo para contratação de guardas promove nova etapa

Convocados para a Guarda Municipal foram chamados para entrega dos documentos exigidos pela legislação

29/01/2022 às 05:30
Atualizada em 29/01/2022 às 05:30.
Pedro Chavedar/PMMC

Pedro Chavedar/PMMC

Mogi - A Prefeitura realizou ontem mais uma etapa do processo de contratação de novos guardas municipais. Os 35 convocados foram chamados para a entrega dos documentos estabelecidos pela legislação.

A autorização para a contratação foi assinada pelo prefeito Caio Cunha no início deste mês.

Os candidatos convocados haviam sido aprovados em concurso público realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2017. As contratações estão sendo feitas para complementar o quadro da Guarda Municipal, de acordo com os limites estabelecidos pela legislação.

Após a análise da documentação apresentada pelos candidatos, eles passarão por treinamento, que será ministrado pelo próprio corpo da Guarda Municipal. Esta etapa compõe atividades teóricas e práticas sobre o trabalho desenvolvido pela corporação e a legislação vigente. Também são realizados treinamentos e testes físicos com os novos guardas municipais.

"A administração tem o objetivo de fortalecer a Guarda Municipal, com a contratação de novos guardas municipais, capacitação, treinamento e a criação de novos serviços. Esta é mais uma etapa deste trabalho, pensando na melhoria da segurança pública e da qualidade de vida da população", destacou o prefeito Caio Cunha.

Capacitação

Uma das vertentes do trabalho de fortalecimento da Guarda Municipal realizado pela Prefeitura é o investimento na capacitação da corporação. As ações compreendem atividades teóricas e práticas, inclusive em parceria com a Polícia Civil e corporações de outros municípios.

No ano passado, foram realizados treinamentos sobre utilização de armamentos, operações especiais, rondas ostensivas, legislação ambiental, entre outros.

A administração municipal também criou a Patrulha Ambiental, que atua nas questões ligadas ao meio ambiente, como ocorrências de desmatamento irregular e ocupação de áreas de preservação ambiental. Outra atribuição é o auxílio na segurança dos locais mais distantes do município.

O grupamento ambiental conta com veículo específico, com tração 4x4 para circular em locais de mais difícil acesso e o trabalho é desenvolvido por meio de patrulhamento nas áreas de proteção, além da verificação de denúncias apresentadas pela população.

A Guarda Municipal também conta com a Patrulha Maria da Penha, voltada ao atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica.

Patrulhamento

Destaque ainda nos grupamentos da Guarda Municipal para a Patrulha Rural, que trabalha nas áreas mais distantes do município; a Ronda Escolar, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a Ronda Ostensiva com Motos (Romo), além das viaturas de patrulhamento de área.

A população mogiana pode contribuir com o trabalho da Guarda Municipal com denúncias, que devem ser feitas pelo telefone 153. O atendimento está disponível 24 horas por dia.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News

Desenvolvido por

Distribuído por