Educação

Programa de aprendizagem tem mais de 700 estudantes

Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação é voltada para a recuperação e recomposição da aprendizagem

01/02/2022 às 05:30
Atualizada em 01/02/2022 às 05:30.
Divulgação/PMMC

Alunos da EM Prof. Eulálio Gruppi encantaram com "Qual brincadeira vai ser?" - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi - Mais de 700 estudantes participaram em escolas municipais da primeira etapa do programa "Aprender mais e ninguém para trás", iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes para a recuperação e recomposição da aprendizagem dos estudantes da rede municipal.

As atividades foram realizadas durante as férias de janeiro. O prefeito Caio Cunha e a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler acompanharam as apresentações na EM Profª Sonia Brasil de Siqueira Andreucci, no Jardim Margarida. "Nós temos um compromisso com a educação, ela vai nortear a próxima geração. Hoje é um dia muito significativo e importante para estas crianças. Obrigado aos professores, diretores, a toda equipe da escola e, principalmente, aos pais", disse o prefeito.

A participação das famílias foi um dos pontos positivos. "Sabemos o quanto a família precisa participar, é uma grande parceria entre a família e a escola. Todos unidos na formação da nova geração. Vamos fazer juntos a transformação que o país precisa", observou a vice-prefeita.

Em janeiro, 28 escolas municipais aderiram ao programa, coordenado pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação. A iniciativa foi organizada em duas frentes: o uso de uma plataforma digital para a aprendizagem de Matemática e o Teatro de Leitores. Além do uso da plataforma, jogos também estimularam a aprendizagem dos alunos. Na EM Profª Etelvina Cáfaro Salustiano, no Conjunto Jefferson da Silva, o xadrez foi o preferido.

Para o Teatro de Leitores, o texto base foi "Qual brincadeira vai ser?", escrito por Elisabete Jacques Urizzi Garcia, formadora do programa junto à Adriana Aparecida Cunha. As profissionais integram a equipe do Ensino Fundamental do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação. O tema envolveu as crianças que escolheram seus bichos e brincadeiras preferidas. O texto virou peça teatral, jogral e muitas atividades escolares.

No Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, em Jundiapeba, junto às apresentações do Teatro de Leitores, o aluno João Paulo Ribeiro de Oliveira, de apenas 6 anos, apresentou as características de vários animais.

A aprendizagem por meio dos jogos e o teatro foi ressaltada pelos professores. "Entendo que esse projeto foi significativo em vários aspectos. Ele promoveu uma educação interdisciplinar e trouxe o espaço escolar para a vida da comunidade durante as férias. Penso ainda que as crianças e as famílias se apropriaram de um novo conceito de educação, que é uma educação lúdica", observou a professora Roseli Trevisan, que leciona no Jardim Margarida.

O secretário de Educação, André Stábile, falou sobre a contribuição do projeto para a recuperação da aprendizagem. "Este é um momento histórico na jornada de vida e no histórico escolar das crianças. Nunca houve um período tão grande de interrupção das atividades presenciais. Este projeto, realizado pela primeira vez na cidade, trouxe uma mudança bastante significativa e deverá ter continuidade ao longo do ano", disse.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News