desenvolvimento

Cidade lidera criação de vagas de emprego no Alto Tietê em 2021

Município registrou a criação de 4.661 novas vagas de emprego em 2021, de acordo com o levantamento do Caged

02/02/2022 às 05:30
Atualizada em 02/02/2022 às 05:30.
Pedro Chavedar/ PMMC

Pedro Chavedar/ PMMC

Mogi - A Prefeitura registrou a criação de 4.661 novas vagas de emprego em 2021, de acordo com o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal, divulgado anteontem. O índice foi o melhor entre as cidades do Alto Tietê e reforça o trabalho desenvolvido pela Prefeitura para estimular a retomada econômica do município, o desenvolvimento e a geração de empregos para a população.

O resultado atingido em 2021 não só recupera as perdas ocorridas em 2020, quando a cidade teve saldo negativo de 1.068 vagas, como mostra a expansão no número de pessoas trabalhando em Mogi das Cruzes. No total, o município conta com 101.036 empregados - em 2020, eram 96.375.

"Os números de emprego em Mogi das Cruzes são bastante positivos e demonstram que o trabalho realizado pela Prefeitura para apoiar e estimular a retomada econômica, a capacitação e a empregabilidade dos trabalhadores está tendo sucesso, mesmo com todas as dificuldades trazidas pela pandemia e a crise econômica que ela causou", disse o prefeito Caio Cunha (Pode).

Na análise dos números do Caged, todos os setores da economia apresentaram crescimento em 2021. Os melhores resultados foram registrados na Indústria, com 1.830 vagas, e nos Serviços, com 1.340 vagas criadas.

"O ano de 2021 foi desafiador pelos prejuízos causados pela pandemia de Covid-19 em todo o mundo. Isso obrigou a administração a adotar medidas criativas, inovadoras e integradas para fomentar a economia e, com isso, proporcionar um ambiente mais propício para a recuperação dos diversos setores", destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

Nos doze municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o saldo de 2021 foi de 29.482 vagas. Mogi foi a cidade com maior criação de vagas de emprego na região, responsável por 15,8% deste total.

Ações e programas

Durante todo o ano de 2021, a Prefeitura de Mogi das Cruzes desenvolveu uma série de ações voltadas à geração e manutenção de vagas, capacitação e encaminhamento dos trabalhadores e o incentivo ao empreendedorismo na cidade. O programa Mogi Conecta, criado no ano passado, possibilitou a contratação de 2.719 pessoas, além do encaminhamento de 32 mil pessoas para entrevista durante o ano. A iniciativa conta com três unidades, localizadas nos Terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba, que reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros.

Em 2021, também foram retomadas as atividades da Comissão Municipal do Emprego, que estava sem atuação desde 2016. A comissão é formada por 33 pessoas, entre representantes do poder público, dos empregados e dos empregadores - titulares e suplentes. O grupo tem como objetivo discutir ações e políticas públicas para incentivar a empregabilidade e a geração de novas vagas no mercado de trabalho de Mogi das Cruzes.

A Prefeitura também participou da criação das duas primeiras unidades do programa Sebrae Aqui em Mogi das Cruzes, localizadas nas estruturas do Mogi Conecta no Terminal Central e no CIC de Jundiapeba.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News