Segurança

Procon faz orientação sobre fraudes com PIX

03/02/2022 às 05:30
Atualizada em 03/02/2022 às 18:01.
Pedro Chavedar/PMMC

Pedro Chavedar/PMMC

Mogi - O Procon orienta os consumidores sobre possíveis golpes por meio de transações feitas com a ferramenta PIX. Um novo mecanismo do Banco Central viabiliza a devolução dos valores em caso de fraude ou falha no sistema operacional da instituição financeira.

O sistema PIX, criado pelo Banco Central, trouxe avanço nas transações bancárias, mas o número de golpes tem crescido.

A principal orientação, em caso de problemas, é avisar imediatamente o banco de onde o valor foi debitado. A solicitação de bloqueio da transferência pode ser feita pelo SAC, ouvidoria ou chats dos aplicativos dos bancos. É importante também o contato com o banco recebedor, informando os dados da transação (número da conta, nome do beneficiário, valor), que constam no comprovante. O próximo passo é registrar um boletim de ocorrência.

Outra medida recomendada é registrar uma reclamação junto ao Banco Central contra a instituição recebedora dos valores indevidos, pois cabe a ela zelar pela segurança do dispositivo. O link para o registro da reclamação confira aqui. 

A coordenadora do Procon de Mogi, Fabiana Bava, explica que o Banco Central estabeleceu no fim de 2021 o Mecanismo Especial de Devolução e Bloqueio Cautelar. Este conjunto de regras viabiliza a devolução de um PIX nos casos de suspeita de fraude ou falha no sistema operacional das instituições envolvidas.

Para reclamações junto ao Procon à distância, envie um e-mail para: atendimento.procon@pmmc.com.br.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News