Meio Ambiente

Educadores Ambientais terá 3º módulo na próxima quarta

No terceiro grupo, que começou em janeiro, participam pessoas que vivem no Cocuera e bairros próximos

04/02/2022 às 00:00
Atualizada em 04/02/2022 às 00:00.
Divulgação/PMMC

Atividade do curso inclui visita ao Parque Municipal Francisco Affonso de Mello - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi - A terceira turma do Curso de Educadores Ambientais Locais, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, realizará seu terceiro módulo de formação no dia 9 de fevereiro, na Associação de Agricultores de Cocuera.

A primeira etapa de capacitação ocorreu no dia 13 de janeiro e a segunda, no dia 26. No dia 16 de fevereiro, os participantes farão uma visita ao Parque Municipal Francisco Affonso de Mello. O módulo final será realizado no dia 23 de fevereiro.

Esta é a terceira turma do curso, que já formou moradores das regiões de Jundiapeba e Taiaçupeba. No terceiro grupo estão pessoas que vivem em Cocuera e bairros próximos, mas a Secretaria do Verde optou por aceitar inscrições de participantes de outros bairros.

A secretária Michele de Sá Vieira lembra que o curso se consolidou como uma ferramenta de construção da cidadania e de respeito ao meio ambiente.

O primeiro módulo da terceira turma foi realizado no dia 13 de janeiro, na Associação dos Agricultores de Cocuera. Os participantes cumprirão um total de cinco etapas de formação, incluindo uma visita ao Parque Municipal. A educadora ambiental Carla Panzeri destaca a diversidade das turmas: "Temos sempre pessoas com formações profissionais e experiências variadas, o que contribui para o enriquecimento dos grupos", observa.

Sustentabilidade

Entre os objetivos do Curso de Educadores Ambientais, estão promover a sensibilização dos moradores frente ao tema, estimular o conhecimento sobre o território onde vivem e fomentar o planejamento de ações orientadas pelos paradigmas da sustentabilidade.

Durante a formação também são abordados problemas socioambientais locais, como o descarte irregular de resíduos sólidos, o parcelamento irregular do solo, a poluição dos rios e córregos, a supressão da vegetação nativa, entre outros. Outra meta é tornar a legislação ambiental mais acessível à população, além de orientar as pessoas a elaborarem planos de ações coletivas.

Formatura

Assim que ocorrer a formatura da terceira turma, a Secretaria do Verde realizará a formação dos alunos que concluíram a formação. A primeira turma reuniu moradores de Jundiapeba, Chácara Santo Ângelo, Conjunto Santo Ângelo, Santo Ângelo, Parque das Varinhas, Jardim Nove de Julho e Parque São Martinho. As aulas tiveram início no dia 2 de setembro e foram até o dia 14 de outubro.

Já a segunda turma formada reuniu moradores dos bairros Barroso, Pedra Branca, Pindorama, Quatinga, Taiaçupeba, Taquarussu e Vargem Grande. As aulas ocorreram entre os dias 27 de outubro e 8 de dezembro. Os participantes que tiverem pelo menos 80% de participação nas quatro etapas de formação receberão certificados do curso.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News