Transporte público

Suzano terá primeiro ônibus elétrico da região

Novo modelo, que reduz a emissão de poluentes na cidade, passará por fase de testes nos próximos meses

03/02/2022 às 05:30
Atualizada em 03/02/2022 às 05:30.
Irineu Junior/Secop Suzano

Irineu Junior/Secop Suzano

Suzano - Após pedido do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, a Radial Transporte anunciou que o transporte público da cidade terá o primeiro ônibus elétrico do Alto Tietê. Ele circulará em fase de testes junto à frota municipal nos próximos meses.

Após posterior avaliação técnica, o modelo poderá substituir parte dos automóveis em funcionamento atualmente, reduzindo a emissão de gases poluentes e garantindo mais conforto e comodidade aos passageiros.

O projeto-piloto foi confirmado ontem, durante reunião do chefe do Executivo com o diretor da Radial, Édison Fujiura; o gerente administrativo, Murillo Silva; o secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo; e o gerente de vendas da BYD Brasil, Israel de Campos.

A empresa, responsável pela produção de veículos movidos a energia limpa e renovável, fornecerá o carro-teste para a companhia de transporte dentro de dez dias.

Após ser recebido, o veículo será adesivado e passará por checagem completa para, então, entrar em circulação pela cidade entre fevereiro e março. O modelo de testes terá autonomia de rodagem cerca de 150 quilômetros por recarga.

A versão a ser posteriormente implementada apresenta rendimento maior, de aproximadamente 250 quilômetros. Ambos contam com ar condicionado próprio e capacidade de transportar 80 passageiros, entre pessoas sentadas e de pé.

O grande destaque da aquisição fica por conta de suas contribuições para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Cada ônibus elétrico representa uma redução de 164 toneladas de CO2 emitidos na atmosfera por ano. O corte de poluentes equivale ao plantio de 1.173 árvores.

Além dos gases, o modelo também diminui o consumo municipal de combustíveis fósseis, cuja queima contribui para o aquecimento global, além de gerar possíveis problemas respiratórios por conta da fumaça.

Na ocasião, Ashiuchi agradeceu à Radial Transporte e a BYD Brasil pelo projeto-piloto inédito na região. Ele ainda destacou as mudanças positivas que o novo modelo pode trazer ao município e à rotina dos moradores. "A mobilidade urbana de Suzano agora dá mais um importante passo aliado ao desenvolvimento sustentável.

A adesão e o estímulo ao uso de energias limpas contribuem, a curto e a longo prazo, para o bem-estar de toda a população, tanto em questões de saúde como no conforto e agilidade do serviço público. O projeto-piloto posiciona Suzano como uma referência na região e esperamos e a fase de testes seja um sucesso", concluiu.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News