Dinheiro público

Gastos com a Covid têm de ser enviados até amanhã ao TCE

Município como Suzano e Mogi apontaram que vão enviar os gastos com a pandemia e coronavírus no prazo

André Diniz
06/02/2022 às 05:30
Atualizada em 06/02/2022 às 05:30.
Mogi News/Arqquivo

Mogi News/Arqquivo

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) estabeleceu para até amanhã a data limite para os municípios paulistas prestarem esclarecimentos sobre os gastos com Saúde, Assistência Social e outros pontos na pandemia do coronavírus (Covid-19). E as cidades do Alto Tietê devem responder ao levantamento de informações no último dia.

O TCE disponibilizou pela internet um formulário de dez páginas e 40 tópicos distintos para os prefeitos com pedidos de informação nas áreas de Educação, Assistência Social, gastos com Comunicação e investimento em leitos e hospitais de campanha para o exercício de 2022, entre outros pontos. A Corte também pede números consolidados desde o início da pandemia, de 2020 a 2022, referente a outras gestões, exceto nas cidades onde houve reeleição.

Segundo o Tribunal de Contas, apenas 83 cidades já finalizaram o questionário e o descumprimento poderá acarretar aos responsáveis a aplicação de multa, bem como sanções previstas em lei, denúncia ao Ministério Público, e "outras providências que os Conselheiro Relatores das contas anuais dos respectivos municípios julgarem necessárias", informou em nota.

O TCE-SP reforçou que os dados serão disponibilizados na internet, na ferramenta "Painel de Gestão de Enfrentamento da Covid-19".

No Alto Tietê

A reportagem entrou em contato com algumas cidades na região para averiguar o andamento do questionário. Segundo o levantamento, a expectativa é de que os municípios encaminhem os dados no último dia.

A Secretaria de Saúde de Suzano informou que está finalizando as respostas para o envio até amanhã, e que aguarda dados de setores específicos, "motivo pelo qual também não é possível informar a respeito de investimentos e despesas até o momento".

Mogi das Cruzes declarou que o preenchimento está em andamento, por se tratar de um documento extenso, e que os investimentos desde o início da pandemia foram vários, como o Hospital de Campanha, os leitos no Hospital Municipal de Braz Cubas, o sistema Drive-Thru de vacinação e a Central Pós-Covid, entre outras iniciativa. "Quanto aos valores, a pasta está concluindo todos os levantamentos e compilações, e informa que deve ter todos os dados consolidados na próxima segunda-feira, dentro do prazo estabelecido pelo TCE-SP", concluiu.

A cidade de Arujá informou que está na fase final de preenchimento do questionário, e que os valores constam no Portal da Transparência disponibilizado na internet. Questionada sobre qual setor gerou o maior volume de despesas - entre medicamentos, insumos, internações e outros, a administração municipal informou que realizou um contrato único para a gestão da pandemia, sendo agregados todos os pontos.

Em Itaquaquecetuba, a Prefeitura declarou que está realizando o preenchimento dos dados, que será concluído no dia 7 de fevereiro; no total, a cidade aponta ter gasto R$ 31,4 milhões em 2020 e 2021 no combate à Covid-19, e que os setores de medicamentos, insumos e leitos tiveram volumes semelhantes em despesas, mas que ainda está em levantamento.

Até o fechamento da edição, as cidades de Poá e Ferraz de Vasconcelos não encaminharam posicionamento à reportagem.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News