Mobilidade

Cidades estudam expandir as vias exclusivas para bicicletas

Mogi, Suzano, Poá e Itaquaquecetuba seguem em estágios diferentes na aplicação do novo modal de transporte

André Diniz
08/02/2022 às 05:30
Atualizada em 08/02/2022 às 05:30.
Arquivo/Mogi News

Arquivo/Mogi News

Região - No final de janeiro, o governo do Estado anunciou o início da construção de mais de 75 km de ciclovias na região de Jundiaí, na chamada "Rota das Frutas", integrando as cidades de Jundiaí, Vinhedo, Loureiro e Itatiba, com o intuito de promover o turismo e a integração de novos modais. No entanto, a mobilidade urbana com foco na bicicleta também é uma prioridade no Alto Tietê.

A mudança de prioridade na elaboração das políticas públicas de mobilidade urbana vem sendo explorada por algumas cidades com o intuito de reduzir o impacto do trânsito na qualidade de vida da população, além de tratar algumas das limitações geográficas dos municípios.

A Prefeitura de Suzano está elaborando um plano cicloviário por uma parceria entre as secretarias Municipais de Planejamento Urbano e Habitação e de Transportes e Mobilidade Urbana, para definir novas ciclofaixas, ciclovias e locais de parada para bicicletas - no entanto, ainda não há mais detalhes.

A cidade conta com duas ciclovias: uma na avenida Vereador João Batista Fitipaldi, com 1,6 km de extensão, e outra na avenida Mogi das Cruzes entre o Jardim Imperador e o Jardim Monte Cristo, com 720 metros de comprimento; também foram disponibilizadas duas ciclofaixas: uma no bairro Cidade Miguel Badra com 3 km de comprimento, e outra na avenida Brasil entre o Jardim Imperador e o Jardim Monte Cristo, com 1,8 km.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes informou que a cidade conta com 32,3 km de vias cicláveis, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, nos distritos de Jundiapeba, Braz Cubas e Cezar de Souza, em bairros como Vila Nova Mogilar, Rodeio, Jardim Armênia, Socorro, Conjunto Cocuer,a Jardim Santavista, Vila Industrial, entre outros. A prefeitura alega que o índice, além de ser o maior na região, pode ser ampliado com uma nova ciclovia entre o Socorro e Cezar de Souza, que está em fase final de sinalização e separação entre o espaço dos ciclistas e dos veículos.

"Além disso, estão sendo realizados estudos para a implantação de mais 30 km de ciclovias dentro dos projetos de mobilidade urbana para o desenvolvimento da região leste, pelo projeto Viva Mogi. Estas estruturas deverão ser implantadas durante as obras e os projetos de intervenções passarão por novos estudos, que serão realizados por empresa especializada com o objetivo de maximizar a eficiência das estruturas, com base nas necessidades do município", explicou, reiterando que a cidade busca recursos para a revisão do Plano de Mobilidade Urbana e a elaboração do Plano Cicloviário de Mogi das Cruzes.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que conta com projetos para ciclovias e ciclorrotas, e que atualmente o município não conta com ciclovias, e que abriu um processo de contratação para empresa especializada para a criação de um Plano de Mobilidade Urbana: "O projeto de duplicação da rodovia Alberto Hinoto do governo estadual possui um eixo de ciclovia em toda a sua extensão", explicou a Pasta.

Em Poá, a Prefeitura informou que está estudando implantar novas ciclovias com base no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, mas esbarra nas questões orçamentárias, e informou que o município tem hoje 6,5 km de faixas compartilhadas ou exclusivas para trânsito de bicicletas.

 

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