AGRICULTURA

Fortes chuvas causam prejuízo na agricultura do Alto Tietê

Suzano estima perdas de 30% na produção e 50% na qualidade; Mogi das Cruzes busca ajudar produtores rurais

André Diniz
08/02/2022 às 00:00
Atualizada em 08/02/2022 às 20:20.
Mogi News/Arquivo

Em Suzano, perdas podem chegar em até 30% - FOTO: Mogi News/Arquivo

Região - As chuvas que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), durante o mês de janeiro, não apenas repuseram os reservatórios d'água, como os que compõem o Sistema Produtor (Spat), mas também trouxeram transtornos para os produtores agrícolas locais, onde as perdas podem chegar a quase um terço do total da produção - o que levou os municípios a agir em apoio aos produtores rurais.

Para o Sindicato Rural de Suzano, o período de chuvas está levando a uma queda na qualidade dos produtos disponibilizados no campo, onde legumes e hortaliças começam a apresenta qualidade entre "razoável" e "péssima", na visão da entidade. Segundo o presidente Ricardo Sato, a falta de sol e as chuvas diárias estão comprometendo o crescimento das plantas. "Os produtores locais já haviam diminuído a produção pelo alto custo de produção, e o verão chuvoso acentuou a falta de hortaliças. A qualidade já caiu 50%, e nas próximas semanas podem faltar no campo", alertou Sato. 

Segundo o departamento de Agricultura de Suzano, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, as constantes chuvas - somadas aos aumentos nos preços dos insumos, da energia e adubos - fizeram com que as perdas fossem de 25% a 30% do total de hortaliças cultivadas, na comparação com anos anteriores.

"A Prefeitura está promovendo ações e iniciativas para ajudar os produtores que tiveram perdas com as chuvas. A administração oferece orientações técnicas para aprimorar a produtividade na época de chuva, e está trabalhando na melhoria das condições das estradas rurais. Também conquistamos um projeto para segurança alimentar, com aquisição de insumos de produtores rurais locais para as famílias em situação de vulnerabilidade do distrito de Palmeiras, com investimento de R$ 250 mil", explicou em nota.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por sua vez, informou que as chuvas causaram impacto apenas em alguns pontos nas áreas de várzea até o momento, onde a cultura de folhosas, ervas aromáticas e condimentos são de rápido ciclo, e os produtores já estão com novos plantios.

A Pasta da Agricultura informou que está realizando o acompanhamento dos produtores pela divisão de assistência técnica e extensão rural, atuando de acordo com cada demanda e mantendo diálogo com o governo estadual para viabilizar políticas públicas de crédito rural emergencial com juros diferenciados.

"A cidade mantém políticas públicas por iniciativas que contribuem para auxiliar os produtores rurais diante das intempéries. No final do ano passado, a cidade foi contemplada com quatro estações meteorológicas, ajudando no trabalho dos agricultores, além do programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, que oferece a chance de segurar sua produção com custo reduzido, por auxílio financeiro do Município - os agricultores interessados podem se inscrever até o dia 16 de março", concluiu em nota a administração de Mogi.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News