Energia elétrica

EDP registra 4.704 ocorrências de fraudes no Alto Tietê

No período, distribuidora recuperou mais de 21 mil Megawatts-hora (MWh), volume de energia suficiente para abastecer a cidade de Poá por um mês

11/02/2022 às 00:00
Divulgação/Prefeitura de Poá

Volume de energia recuperado pela EDP abasteceria a cidade de Poá por um mês - FOTO: Divulgação/Prefeitura de Poá

Região - Durante o ano de 2021, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, atuou fortemente no trabalho contra as fraudes de energia. Conhecidas popularmente como “gatos”, estas intervenções expõem o responsável e terceiros a sérios riscos, como choques elétricos, curto circuitos e até incêndios, além de acarretar prejuízos para toda sociedade.

Por meio do trabalho de fiscalização realizado foram identificadas 4.704 irregularidades de energia em residências, comércios e indústrias na região. A energia recuperada, 21 mil Megawatts-hora (MWh), é o suficiente para abastecer a cidade de Poá por um mês. Após o flagrante, o responsável pelo local é convidado a participar da apuração da energia furtada junto dos técnicos especialistas da empresa e, conforme regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é realizado a cobrança de todo o valor não faturado durante o período do furto.

A tecnologia é parte essencial no trabalho de combate às fraudes. Por meio de uma central integrada de monitoramento remoto e ferramentas de modelagem estatística, a companhia identifica com mais precisão as inconsistências na medição dos clientes, com alertas e mapeamento de suspeita de irregularidades e dessa forma realiza inspeções em campo em toda área de Concessão, com equipes especializadas, munidas de equipamentos de última geração. Com isto, uma em cada três inspeções realizadas no Alto Tietê houve identificação de irregularidade na medição.

O furto de energia, além de perigoso, contribui para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, uma vez que a quantidade de energia perdida por fraude e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Aneel para estabelecer o valor da tarifa de energia para cada área de concessão. O Estado também é prejudicado, já que deixa de arrecadar o Imposto sobre Comercio e Serviço (ICMS), cobrado por meio da conta de luz, que poderia ser utilizado em benefícios à própria população.

Além do impacto financeiro, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções e oscilações no fornecimento de energia.

“Em muitos casos, fraudes ou ligações clandestinas são feitas de forma precária, sem respeitar regras de segurança e padronização, o que acaba por aumentar e muito o risco de ocorrência de incidentes e acidentes, tanto para o fraudador, quanto para a comunidade ao redor da fraude. As ações de combate às perdas da EDP visam garantir a segurança e a qualidade do fornecimento de energia a todos seus consumidores que pagam suas contas corretamente em dia.”, destaca Vanessa Lugon, gestora executiva da EDP.

De acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (ABRADEE), ligação clandestina é quarta maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica, sendo que somente em 2018 foram 12 óbitos registrados no Brasil. Vale ressaltar que o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, prevê que o furto de energia é crime e passível de multa e prisão de um a quatro anos para o infrator.

Para conscientizar a população e alertar crianças e adultos sobre os riscos das fraudes, a EDP realiza projetos durante todo o ano com as comunidades e escolas dos municípios onde a concessionária atua.

Como denunciar

Com intuito de coibir cada vez mais a prática, a EDP pede que a população contribua, denunciando as ligações irregulares. A Distribuidora disponibiliza os seguintes canais de atendimento aos consumidores:

- Site EDP Online: www.edponline.com.br

- Aplicativo EDP Online (compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone)

- Agências de atendimento (o endereço de cada ponto pode ser encontrado no site EDP Online)

- Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana).

É importante salientar que o sigilo da denúncia é total, e a inspeção realizada com a máxima urgência.

 

 

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