IPTU 2022

Impressão de 2ª via e consulta de valores estão disponíveis

Moradores que quiserem antecipar o pagamento do tributo também podem acessar o site da Prefeitura

09/02/2022 às 05:30
Atualizada em 09/02/2022 às 05:30.
Ney Sarmento/Arquivo/PMMC

É necessário preencher o formulário com os dados do imóvel, que constam no carnê - FOTO: Ney Sarmento/Arquivo/PMMC

Mogi- Os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já podem consultar o valor do tributo para 2022, no site da Prefeitura. Aqueles que quiserem antecipar o pagamento também podem imprimir a segunda via das parcelas. Para ambos os serviços, é necessário preencher o formulário com os dados do imóvel, que constam da primeira página do carnê do IPTU dos anos anteriores, e o número do CPF ou CNPJ do proprietário.

Para consulta online, acesse https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/. Se preferir, o contribuinte também pode acessar a Carta de Serviços do site, na opção "Impostos e Taxas" e depois "IPTU: 2ª via de conta".A previsão é de que os cerca de 140 mil carnês sejam entregues até o fim deste mês.

Como no ano passado, em 2022 o tributo também não terá aumento real, mas apenas uma atualização inflacionária, e a correção será a menor possível dentre os índices oficiais.

Atualmente, o menor é o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe), que fechou em 9,96% (período de dezembro de 2020 a novembro de 2021). O imposto poderá ser pago em até dez parcelas, de março a dezembro.

As datas específicas de vencimento serão informadas nos carnês - elas variam de acordo com o CEP da propriedade (conforme o decreto 20.609/2021). Esta organização é feita para evitar longas filas em agências bancárias e casas lotéricas.

Além da atualização do valor pelo menor índice inflacionário, para 2022 a Prefeitura instituiu, após aprovação de projeto de lei pela Câmara, um pacote de melhorias nas condições de pagamento do tributo, que criou benefícios como o aumento do desconto de 5% para 8% para quem paga o tributo à vista.

Está mantido o abatimento de 5% para quem estava em dia com o tributo até 1º de novembro de 2021. Com isso, o desconto para os que pagam à vista poderá chegar, na prática, a 13% (5% pela por estar em dia e mais 8% pelo pagamento em parcela única).

"É um compromisso do prefeito Caio Cunha (Pode) não haver aumento real de IPTU, mas apenas a atualização inflacionária. E buscamos o menor índice oficial para que haja o menor impacto possível ao contribuinte", explicou o secretário municipal de Finanças, Ricardo Abílio.

"Também criamos melhores condições de desconto, tanto para pagamento à vista, quanto no parcelamento. E como nos meses de janeiro e fevereiro há uma concentração de despesas para o cidadão, da mesma forma como já havíamos feito no ano passado, mantivemos o vencimento da primeira parcela do IPTU para março, desafogando as contas de início de ano", completou o secretário.

O IPTU é uma das principais fontes de recursos do município, o que é necessário para os investimentos: a receita é revertida em benefícios à população, como educação, saúde, segurança, esportes e infraestrutura, entre outros.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News