Câmara

Governistas garantem maioria nas comissões permanentes

Votação das comissões de Finanças e Orçamento e de Assistência Social é marcada por protesto de 11 vereadores

André Diniz
09/02/2022 às 05:30
Atualizada em 09/02/2022 às 05:30.
Diego Barbieri/CMMC

Última votação ocorreu na tarde de ontem, durante a sessão do Legislativo - FOTO: Diego Barbieri/CMMC

Mogi - A Câmara de Vereadores confirmou na tarde de ontem a composição de suas nove comissões permanentes para 2022 e ratificou a maioria dos vereadores da base de apoio ao prefeito Caio Cunha (Pode) na totalidade dos grupos. A votação das duas comissões em que havia indecisão - de Finanças e Orçamento e de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos - foi marcada pelo protesto dos vereadores do chamado Grupo dos Onze que se retirou da disputa.

As movimentações pelo acordo na ocupação das nove comissões permanentes e do Conselho de Ética estava sendo conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Marcos Furlan (DEM), desde o início do ano, com o intuito de promover a harmonia entre as duas bancadas estabelecidas no final do ano passado, durante a eleição da nova Mesa Diretiva.

A proposta original do grupo que faz críticas à administração municipal era de que o bloco situacionista tivesse a maioria em cinco comissões, enquanto que os onze vereadores seriam distribuídos majoritariamente nas outras quatro. No entanto, a proposta não teve progresso, e a votação foi levada ao plenário no final da fase do expediente de ontem.

Em protesto, representantes do Grupo dos Onze declararam que não iriam fazer parte da votação das comissões. A vereadora Inês Paz (Psol) reiterou os esforços para uma composição diferenciada; Iduigues Martins (PT) afirmou que houve uma "imposição" por parte do grupo majoritário na Comissão de Assistência Social, principalmente no que classificou em esforços para impor uma agenda de cunho religioso ao grupo de trabalho. "Lamentavelmente esta prática leva a uma queda de braço, por um coletivo se impor ao outro", afirmou.

O vereador Francismário Vieira (PL), o Farofa, apontou que a maioria dos governistas nas comissões vem para dar apoio aos projetos encaminhados pelo poder Executivo, e citou a troca de nome do colega de bancada Mauro Yokoyama (PL), o Mauro do Salão, que teria sido trocado na composição final pela vereadora Fernanda Moreno (MDB): "Faltou conversa com os vereadores, mas parabenizo o presidente Furlan por buscar até o último momento o consenso entre os pares da Casa", concluiu.

O vereador Milton Lins da Silva (PSD), o Bigêmeos, protestou contra o que chamou de uma "tentativa de isolar o PSD, para que ele não possa participar ativamente das comissões". Já José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz, lembrou que o trabalho no Legislativo é primariamente de fiscalizar as ações do Poder Executivo, e é necessário manter a responsabilidade de analisar as propostas e aprovar bons projetos para a comunidade.

Ao final, a comissão permanente de Finanças e Orçamento será composta pelos vereadores Pedro Komura e Zé Luiz (PSDB), Maria Luiza Fernandes - a Malu Fernandes (SD), Vitor Emori e Farofa (PL).

A comissão de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos será composta pelos parlamentares Edson Santos (PSD), Inês Paz (PSOL), Johnross Jones Lima (Pode), Fernanda Moreno (MDB) e Osvaldo Antonio da Silva (REP).

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News