Meio Ambiente

Cidades recolhem mais de 4,5 mil toneladas de lixo por mês

Números são voltados para o descarte irregular de materiais inservíveis nos municípios de Poá, Suzano e Mogi

André Diniz
10/02/2022 às 05:30
Atualizada em 10/02/2022 às 05:30.
Wanderley Costa/Secop Suzano

Descarte irregular pode gerar multa para o morador - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Região - A preservação ambiental passa, além das medidas educativas e estímulo ao consumo consciente, também pela fiscalização contra crimes ambientais, como o descarte irregular de lixo, principalmente em áreas de proteção ambiental. Com isso, três cidades do Alto Tietê fizeram nesta semana um breve balanço de ações de fiscalização e remoção de entulho, bem como os serviços disponíveis à comunidade.

Segundo o Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Suzano, em janeiro deste ano foram registradas 15 denúncias de descarte irregular de lixo no município, contra 21 em janeiro do ano passado. Ao todo, no ano passado foram feitas 260 denúncias, no entanto nenhuma multa foi lavrada pelos fiscais do município.

"A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos recolheu 9.667 toneladas de resíduos de pontos viciados por toda a cidade, e realizou 1.542 atendimentos de trabalhos gerais de limpeza. Além disso, por meio da Operação Cata-Treco, foram coletadas mais de 3 mil toneladas de materiais inservíveis no ano passado", informou a Prefeitura.

A Secretaria de Segurança de Mogi das Cruzes, por sua vez, informou que em janeiro deste ano não houve denúncias de descarte irregular de lixo no município, e que no ano de 2021 foram registradas nove autuações na cidade - a multa para estas violações varia de R$ 4,1 mil a R$ 41,5 mil, de acordo com o material descartado.

A administração municipal ressaltou que a cidade disponibiliza uma estrutura para o descarte e encaminhamento de resíduos sólidos, entre a coleta de lixo úmido e coleta seletiva, três ecopontos (no Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba), bem como a Operação Cata-Tranqueira, que percorre os bairros recolhendo inservíveis, conforme calendário anual disponível na página da Prefeitura na internet (www.pmmc.com.br). "Todos os meses, as equipes da secretaria de Infraestrutura Urbana recolhem entre 900 e mil toneladas de material proveniente de descarte irregular de áreas públicas", concluiu.

A Prefeitura de Poá informou que, em janeiro de 2022, foram encaminhadas cinco denúncias para a secretaria de Meio Ambiente, e em 2021 foram 18 denúncias e 16 autuações. Nos levantamentos da municipalidade, 2,7 mil toneladas de entulho e lixo são recolhidas todos os meses.

Denúncia

Em Suzano, a população pode denunciar casos de descarte irregular na Ouvidoria Municipal pelos telefones 0800 774 2007, 156 e 4743-1796, pelo aplicativo "Cidadão Online", pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br ou pelo site www.suzano.sp.gov.br/web/controladoria.

Em Mogi, o departamento de Fiscalização de Posturas pode ser acionado pelo telefone 153, que envia uma equipe ao local para averiguação. "A autuação pode ser feita em casos de flagrante", ressalta.

Em Poá, a Prefeitura afirma qu eas denúncias são encaminhadas para a Guarda Civil Municipal (GCM).

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News