SAúDE pública

Falta a consultas médicas no Alto Tietê chega até a 30%

Secretarias de Saúde apontam o alto absenteísmo em 2021 e buscam reduzir número de pacientes faltosos

André Diniz
16/02/2022 às 05:30
Atualizada em 16/02/2022 às 05:30.
 Irineu Junior/Secop Suzano

Mogi e Suzano informaram uma média de 20% de faltas - FOTO: Irineu Junior/Secop Suzano

Região - Um dos principais desafios da saúde pública, além do equilíbrio entre recursos e demanda e as necessidades impostas pela pandemia do coronavírus (Covid-19), é a taxa de abandono de consultas pré-agendadas com especialistas e de exames. O MogiNews/DAT ouviu algumas das cidades do Alto Tietê para saber como foi a taxa de absenteísmo das consultas no ano de 2021, bem como o trabalho que está sendo realizado para evitar a evasão às consultas.

O governo do Estado informou, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS), que os três hospitais estaduais na região - o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo em Mogi das Cruzes, o Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, de Ferraz de Vasconcelos, e o Hospital Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba, - registraram média acima de 20% de falta em consultas. "O aviso prévio por parte do paciente que não puder comparecer é imprescindível para que os serviços destinem a vaga a outros pacientes que também precisam de consultas e exames, remarcando sua consulta ou exame e garantindo o atendimento", informou em nota a Pasta estadual de Saúde.

Mogi das Cruzes informou que mantém o controle mensal de consultas realizadas e ausências, e que com base nos dados de suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) registrou cerca de 48,5 mil faltas, o que equivale a 20% de ausência na média total de consultas. "As especialidades que possuem maior proporção de faltas são a pediatria, com 21%, a ginecologia com 21% e a clínica médica, com 19%", explicou.

A Prefeitura de Suzano informou ontem que, no ano passado, foram mais de 10,4 mil faltas a consultas marcadas, o que dá uma proporção de absenteísmo de 22%, com principal impacto no setor de clínica médica. "A secretaria de Saúde realiza a busca ativa apenas de gestantes faltosas, via telefone ou por meio da visita de agentes comunitários de Saúde.

Em Arujá, a Prefeitura informa que mantém o controle sobre faltas em consultas e exames, e que conta com um setor de mensagens que trabalha durante a semana com a confirmação dos agendamentos, para reduzir a abstenção nos postos de saúde. "No ano de 2021 tivemos em média 31% de absenteísmo, sendo a maior parte nas consultas agendadas com médico clínico", explicou em nota.

Em Ferraz, a Secretaria de Saúde contabilizou, no ano passado, 11,4 mil faltas, o que correspondeu a 12,41% do abandono das consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ao longo do ano, verificado pelo sistema informatizado da rede de saúde, com registros em todas as especialidades da Atenção Básica. "A busca ativa dos pacientes é feita pelo trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS) e pelo telefone cadastrado dos moradores", apontou.

Poá destacou que aproximadamente 24% das consultas e exames agendados foram abandonados pelos pacientes no ano passado, sendo 2.902 consultas e 5.228 exames.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que "houve uma diminuição na demanda para especialidade, mas ainda há um absenteísmo de 30% no geral".

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News