Semana de Arte Moderna

Programação em homenagem à Semana 22 começa sábado

10/02/2022 às 05:30
Atualizada em 10/02/2022 às 05:30.

Mogi- A programação especial organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Intitulada "Contexto e Protagonismo - 100 anos da Semana de 22", terá início no próximo sábado. A agenda vai reunir nove atrações, entre palestras, exibição de filme, oficina, exposição, bate-papo e sarau. Todas as atividades são gratuitas e a entrada do público deverá obedecer a protocolos sanitários.

A primeira atividade, no sábado, será uma palestra com Rafael Puertas, que visa fazer uma apresentação da arte moderna, incluindo antecedentes, desdobramentos, contexto, características estilísticas e temáticas da literatura modernista brasileira, com o intuito de responder a seguinte indagação: "Semana de Arte Moderna: foi ou não foi"? A palestra terá início às 19 horas e será no Theatro Vasques, com recomendação de 16 anos.

Já no domingo, acontecerá a estreia do documentário "Mário: um Modernista em Mogi", que fala sobre vida e obra de Mario de Andrade e também sobre sua passagem por Mogi das Cruzes, no ano de 1936. O escritor veio à cidade para filmar as peculiaridades da Festa do Divino Espírito Santo e a visita serviu como subsídio para um artigo por ele escrito, intitulado "A Entrada dos Palmitos", que foi publicado na Revista do Arquivo Municipal de São Paulo.

O documentário é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tem 40 minutos de duração e será exibido às 19 horas, no Theatro Vasques. Os interessados já podem fazer a troca de ingressos por pacotes de absorventes, diretamente no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, das 9 às 18 horas. Os itens arrecadados serão doados a pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio da campanha Tia Chica, do Fundo Social de Mogi das Cruzes, que combate a pobreza menstrual.

A programação também contará com a oficina "Experimentando a Poesia Moderna", que será no dia 14 de fevereiro, às 17 horas, no Casarão do Carmo. A atividade será comandada pelo poeta-jogral Rafael Puertas, que é professor e entusiasta da literatura. Para essa atração em específico, é preciso se inscrever previamente, por meio de formulário online. A recomendação é 16 anos e são 30 vagas disponíveis.

No dia 15 de fevereiro, será aberta no Museu Mogiano a exposição "Semana 22: 1922 em 2022". A mostra visa trazer de forma educativa a todos os mogianos a trajetória e o marco que foi a Semana de Arte Moderna na história da arte brasileira. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4798-6900.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News