Cultura

Associação cultural pretende democratizar o balé e a dança

Expectativa é fomentar ações para formação de bailarinos profissionais e contribuir com modalidades de dança

11/02/2022 às 05:30
Atualizada em 11/02/2022 às 05:30.
Irineu Junior/Secop Suzano

Ashiuchi recebeu a diretoria e integrantes da Associação de Cultura Artística - FOTO: Irineu Junior/Secop Suzano

Suzano - O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, recebeu em seu gabinete, anteontem, a diretoria e integrantes da nova Associação de Cultura Artística Paulista (Acap). Ao lado do secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, iniciou o diálogo com a instituição para fomentar a criação da equipe de balé oficial da cidade e contribuir para a articulação de várias modalidades de dança. O principal objetivo é democratizar a expressão artística e unificar os propósitos das empresas deste segmento.

O encontro também contou com a participação dos membros da diretoria, o presidente Caio Borba, e o secretário de assuntos gerais, Yshiro Baba, assim como os representantes do corpo executivo: Márcia Belarmino, coordenadora pedagógica e representante da Secretaria Municipal de Cultura; Maurício Oliveira, coordenador, produtor artístico e representante do Promodança; e por fim, a coordenadora de programação e representante dos bailarinos, Paloma Souza.

A oportunidade foi viabilizada para que a gestão pudesse conhecer a Associação de Cultura Artística Paulista, que surgiu por meio de uma demanda apresentada na 1ª Mostra e Conferência de Dança Online de Suzano, realizada em 2021. O principal objetivo dos integrantes é abrir o diálogo com as escolas de dança para unificar e legitimar a atuação na cidade, bem como criar oportunidades para novos profissionais. "Nós queremos fazer a intermediação da dança em todos os âmbitos e modalidades, desde estreitar os laços com escolas e empresas, até os pequenos coletivos que oferecem dança de rua, urbanas, do ventre e contemporânea", afirma Márcia Belarmino.

Com a nova parceria, o município tende a acolher mais demandas e fechar convênios com representantes do segmento, segundo reforça o titular da pasta, Walmir Pinto. "Atualmente, contamos com diversos grupos se movimentando na cidade e dispomos de editais para ofertar bolsas-auxílio em apoio à arte. E agora vamos poder disponibilizar ainda mais qualificação e vagas dentro da área, elevando o nome de Suzano dentro do cenário artístico".

Segundo o prefeito, há 20 anos o município é um importante centro de formação de bailarinos profissionais, e muitos suzanenses atuam no exterior. "Acredito que a parceria com a Acap vai potencializar a cultura na cidade e, mais do que isso, oportunizar sonhos dentro da área. O universo da dança é extenso, pois acolhe desde os dançarinos até costureiras e diretores de arte, e isso reflete diretamente na geração de renda".

Ashiuchi reforça a importância dessas iniciativas como ferramenta de transformação social. "Existem diversas possibilidades que abrem portas para um novo caminho na vida das pessoas e a arte é uma delas. Seguimos trabalhando pela democratização da cultura e valorização destas ações".

Durante a reunião, também foram alinhadas atividades para o mês de abril, em celebração ao aniversário do município. A Secretaria Municipal de Cultura irá promover mais uma edição da Mostra de Dança.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News