Editorial

Vida e trânsito

André Diniz
13/02/2022 às 05:30
Atualizada em 13/02/2022 às 05:30.

Falar sobre mobilidade urbana é mais do que uma "modernidade" apregoada aos governantes e gestores públicos que desejam dar um ar mais moderno às demandas de trânsito e logística - é uma matéria viva, que influencia a vida e o futuro de centenas de milhares de famílias, de milhões de pessoas, todos os dias. Atua no desenvolvimento econômico, na geração de emprego, na saúde e na educação.

O recente estudo que mostrou a queda no número de mortes no trânsito na cidade de Suzano em 2021 do sistema Infosiga, do governo do Estado, demonstra que o longo caminho iniciado nas campanhas de conscientização há mais de 30 anos não apenas frutificaram, mas formaram uma nova mentalidade nos motoristas, pedestres e ciclistas. A redução foi de 55%.

Parte deste processo não passa apenas pelo sistema fiscalizatório ou pelos temidos pontos e multas aplicados pelas autoridades, mas principalmente no investimento na consolidação de um sistema de formação de condutores, que começa muito antes das aulas nas autoescolas. O trabalho de base nas escolas, nos meios de comunicação, nas campanhas do poder público sobre a importância da vida do trânsito representam que todo e qualquer investimento para a formação de novas mentes é, acima de tudo, um trabalho de longo prazo.

A despeito das tentativas do governo federal em 'facilitar' o acesso às habilitações, em falas com pouco ou quase nenhum aporte técnico ou teórico, os dados estatísticos mostram que a cultura da condução imprudente aos poucos cai no ridículo dos memes, das esquetes de comédia, e que não tem mais espaço no mundo real.

O Alto Tietê, na confluência de importantes rodovias e com uma miríade de ruas, avenidas, cruzamentos e rotatórias, sabe muito bem sobre a necessidade de se investir não apenas na educação, mas nas condições das ruas. E, dentro das limitações orçamentárias que as cidades enfrentam em manter a sua infraestrutura viária, busca incessantemente para que a vida siga fluindo com o ritmo dos carros, motos, caminhões e bicicletas, todos na busca de uma harmonia em meio à correria do dia-a-dia.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News