Mogi das Cruzes

Movimentos sociais discutem transfobia em escola estadual

Fórum Mogiano LGBT e grupos se encontraram ontem para discutir preconceito após ocorrido em Braz Cubas

Ingrid Leone
15/02/2022 às 05:30
Atualizada em 15/02/2022 às 05:30.
Divulgação/Alexandra Braga

Movimentos sociais e a deputada Erica Malunguinho estiverem presentes - FOTO: Divulgação/Alexandra Braga

Mogi - Movimentos sociais e o Fórum Mogiano LGBT realizaram na tarde de ontem um encontro contra a transfobia na Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, no centro de Mogi das Cruzes. A reunião aconteceu após as agressões contra uma aluna trans no ambiente escolar na última quarta-feira, e foi combinada no protesto realizado em frente à Diretoria de Ensino na sexta-feira, quando o grupo foi recebido pela dirigente regional de ensino, Estela Vanessa de Menezes Cruz. 

Segundo Alexandra Braga, vice-presidente do Fórum, o encontro foi realizado para discutir a prevenção e proteção de alunos LGBTQI nas escolas, e fortalecer o posicionamento de professores e gestores da educação. Com a presença da dirigente regional de ensino, os representantes de movimentos sociais cobraram o trabalho conjunto desses profissionais, e a aproximação entre a comunidade e escola. Também foi proposto na discussão, a obrigatoriedade do nome social em ambiente escolar.

Alexandra disse que houve repetição da seguinte frase: "É homem apanha igual homem". Com isso, foi proposto no encontro uma discussão sobre a diversidade e a importância de respeitar os pronomes e a forma como o indivíduo escolheu se expressar. Além de figuras políticas da região, a reunião contou com a presença de Erica Malunguinho (PSOL), deputada estadual eleita em São Paulo, educadora e a primeira mulher transexual da Assembleia Legislativa de São Paulo. 

Transfobia

Um vídeo divulgado na semana passada pelo Fórum Mogiano LGBT, envolvendo agressões contra uma aluna transgênero, estudante da Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, repercutiu nas redes sociais. Segundo as informações oficias, as agressões sofridas envolviam violência física e de gênero, e discriminação racial.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News