Região Leste

População pode se manifestar no projeto de intervenção até hoje

Cidadãos podem apresentar sugestões, que serão analisadas e incorporadas ao processo de desenvolvimento sustentável

15/02/2022 às 05:30
Atualizada em 15/02/2022 às 05:30.
Divulgação/PMMC

Secretário de Planejamento e Urbanismo fez um balanço positivo do processo - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi- Termina hoje o prazo para os mogianos participarem do processo de consulta pública sobre a Área de Intervenção Urbana (AIU) da região leste, que compreende o distrito de Cezar de Souza e é promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo. O prazo inicial terminaria no final de janeiro, mas foi prorrogado para que a sociedade tenha mais tempo para participar. Os cidadãos podem apresentar sugestões por meio do site da Prefeitura, que serão analisadas e incorporadas ao processo de desenvolvimento sustentável da região.

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, faz um balanço positivo do processo. "Nosso objetivo é estimular o crescimento sustentável e organizado em Cezar de Souza, que ocorrerá com o apoio de ferramentas de planejamento baseadas na participação democrática dos moradores. Este processo de consulta popular proporcionou uma interação significativa com os mogianos", afirmou o secretário.

Na semana passada, Claudio Rodrigues e uma equipe técnica da Secretaria de Planejamento participaram de uma reunião de trabalho na Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes, no Jardim Armênia. Na ocasião, o secretário fez uma apresentação do projeto e respondeu perguntas dos participantes. "Nossa parceria sempre foi muito boa com a Associação e o presidente Mauro Rossi ofereceu essa oportunidade de detalharmos o projeto, o que foi importante", completou.

Ele explicou que o Plano Diretor de Mogi das Cruzes (Lei Complementar nº 150, de 26 de dezembro de 2019) definiu aquela região como AIU Região Leste, caracterizada como um eixo de crescimento próximo ao Rio Tietê, sendo necessários, para isso, investimentos em saneamento ambiental, mobilidade e implantação de diferentes serviços e equipamentos públicos, de maneira sustentável.

O Plano Diretor determina que cada AIU tenha com um Projeto Urbanístico Específico (PUE), que subsidiará a regulação urbanística de seu território. Nas AIUs onde já exista intervenção em áreas já ocupadas, como é o caso da AIU Região Leste, o Plano Diretor também impõe a obrigatoriedade de disponibilização do conteúdo proposto e dos resultados dos estudos que integram o Plano Urbanístico Específico na internet, para ciência da população e oferecimento de críticas e sugestões, por período não inferior a 20 dias.

Lei

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo possui outra consulta pública de grande importância aberta à população mogiana. Ela trata da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo de Mogi das Cruzes (Lei Municipal nº 7.200, de 31 de agosto de 2016), um dos principais instrumentos de planejamento territorial da cidade, reunindo as regras do zoneamento e a definição dos parâmetros de uso e de ocupação do solo. Atualmente o processo está focado na coleta de sugestões da população que podem ser feitas por meio do site da Prefeitura.

Os trabalhos seguem um cronograma de reuniões, consultas e audiências públicas que acontecerão durante todo o período de revisão do documento. Nelas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes levará informações à sociedade, detalhará o andamento do processo e colherá sugestões e opiniões dos munícipes sobre a LOUOS. A revisão da lei está prevista no novo Plano Diretor de Mogi das Cruzes, aprovado pela Lei Complementar nº 150, de 26 de dezembro de 2019.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News