Saúde

Ocupação de leitos Covid no Alto Tietê apresenta queda

Apesar da baixa ocupação na região, onde há locais sem pacientes, no Estado lotação pode chegar a metade

André Diniz
17/02/2022 às 05:30
Atualizada em 17/02/2022 às 05:30.
Emanuel Aquilera

Hospital Municipal é referência no tratamento do coronavírus em Mogi das Cruzes - FOTO: Emanuel Aquilera

Região - Um levantamento do MogiNews/DAT junto às secretarias de Saúde no Alto Tietê mostrou que a ocupação de leitos para casos de coronavírus (Covid-19) segue em viés de baixa, sendo que em alguns pontos a ocupação dos leitos de Enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está zerado - diferentemente dos hospitais estaduais, que estão próximos da metade da capacidade.

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o Pronto-Socorro (PS) Municipal hoje conta com 22,7% de sua capacidade, sendo que cinco dos 22 leitos semi-avançados para internação com Covid-19 estão ocupados. A porcentagem está próxima da marca de um ano atrás - no entanto, em fevereiro de 2021 eram oito leitos ocupados e 32 disponíveis, com proporção de 25%.

A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes enviou por nota que, em toda a cidade, estão disponíveis 268 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 926 de enfermaria, incluindo leitos públicos e privados. A taxa de ocupação é de 8,6% nos leitos de alta complexidade (com 20 pacientes) e 6,8% dos pacientes de Enfermaria (65 internados). No início de fevereiro de 2021, a administração municipal informou na época que a ocupação de leitos públicos de UTI passava da marca de 80%.

Em Itaquaquecetuba, a Prefeitura informou que estão à disposição da comunidade oito leitos de alta complexidade e 19 leitos de Enfermaria, e que nenhum deles está ocupado no momento. O poder Executivo municipal também informou que em 15 de fevereiro de 2021 não havia leitos ocupados por Covid-19 nos setores de enfermaria e emergência.

Em Guararema, a Secretaria de Saúde do município informou que conta com oito leitos estruturados para enfermaria, sendo que três deles estão ocupados (37,5%). Não foram repassadas informações sobre a ocupação de leitos em 15 de fevereiro de 2021.

Estado

A Secretaria de Estado da Saúde informou ontem que, no monitoramento do cenário da Covid-19 em todas as regiões, registrou taxa de 62,7% para os leitos de UTI e 58,4% para Enfermaria na média das cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

Segundo a Pasta estadual, o Hospital Santa Marcelina segue com 10 leitos de UTI com metade da ocupação (cinco pacientes), e dos 20 leitos de Enfermaria, 55% estão ocupados (onze internados). O Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, 40% dos 30 leitos exclusivos de enfermaria estão ocupados, e os três leitos de UTI com pacientes.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News