Mogi das Cruzes

Passageiros reclamam de falhas no transporte coletivo

Entre os problemas apontados, estão redução da frota, maior intervalo entre as partidas de ônibus e superlotação

Raissa Sandara
18/02/2022 às 14:47
Atualizada em 18/02/2022 às 15:00.
Gustavo Pereira / Arquivo Pessoal

Usuários do transporte público de Mogi reclamam de demora e lotação dos ônibus - FOTO: Gustavo Pereira / Arquivo Pessoal

As reclamações sobre as condições do transporte público em Mogi das Cruzes têm ocupado as redes sociais. Entre as queixas, apuradas pela reportagem, usuários reclamam de redução na frota de ônibus, maior intervalo nas linhas e superlotação. Gustavo Pereira, usuário da linha Jardim Piatã (E896), reclama dos novos horários da linha: “Antes eram cinco partidas entre às 6 horas e às 6h30, hoje temos apenas duas”.

Na volta para casa, Gustavo também afirma que enfrenta dificuldades. Segundo ele, mesmo as linhas mais utilizadas do município apresentam demora. "Saio às 17h50 do serviço, pego um ônibus para o Terminal Estudantes. Porém, já cheguei a ficar mais de 20 minutos esperando o ônibus, e quando ele chega vem três lotados. Quando chego no terminal tenho que correr para pegar o Piatã das 18h40; se eu perco, o próximo é somente às 19h25”, detalhou.

Para Gustavo, a frota de ônibus também foi diminuída no horário de pico da noite, e teria ocorrido a retirada de um horário intermediário entre as partidas. Diante dos problemas, ele conta que procura informações sobre as partidas dos ônibus: “Eu tenho aquele aplicativo, o Cittamobi, e também checo sempre os horários no site da prefeitura”, relatou.

Carolina Souza, usuária da linha Jundiapeba via CDHU (E104), reclama que os ônibus da linha estão em “condições péssimas, às vezes a maioria dos bancos estão quebrados”. Carolina também se queixa do intervalo maior entre os ônibus. “Na semana ele costuma passar no horário na parte da manhã, mas na parte da tarde, demora mais. No domingo é cerca de 1h30 para passar.”

O intervalo entre as partidas também é um problema para outra usuária da linha E104, Cassia Silva. Segundo ela, o tempo de espera entre cada ônibus é bastante alto. “Sábados, domingos e feriados são os piores dias: a espera é de duas horas ou mais”, afirmou. Ela afirma ainda que há superlotação nos ônibus. “O ônibus está muito lotado, sempre chegamos atrasados no serviço. Ontem o motorista deixou mais de dez pessoas pra trás (sem entrar no ônibus), e ficou parando na avenida, mesmo sabendo que lá eles têm mais opção de ônibus, isso é um absurdo”.

Resposta 

Questionada sobre as reclamações, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informou que a frota de ônibus já está operando em sua totalidade e os horários podem ser consultados pelo site mobilidade.mogidascruzes.sp.gov.br/transportes. Sobre o problema com a linha E896 (Jardim Piatã), está previsto um reforço da frota para atendimento dos usuários. Também é possível participar de uma consulta pública para escolher os horários em que os ônibus passarão em cada bairro. A consulta faz parte do programa Participa Mogi Mobilidade, e é possível participar clicando aqui. Leia a nota completa abaixo:

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que o sistema municipal de transporte coletivo já retornou ao seu atendimento adotado em 2021 em todas as linhas. Os horários estão disponíveis para a consulta da população no site mobilidade.mogidascruzes.sp.gov.br/transportes. A pasta reforça que a frota operacional de ônibus já está operando em 100%.

A pasta faz um acompanhamento constante no número de passageiros que utilizam os ônibus e realiza adequações e ajustes em horários sempre que necessário para adequar a oferta de transporte à demanda de usuários. É importante lembrar que a rotina atual dos passageiros é bem diferente do que existia antes da pandemia. Nesta segunda-feira (14/02), foram transportados 102.102 passageiros, um percentual de 29,4% menor em relação ao volume antes da pandemia, que foi de 142.603 passageiros no dia 9 de março de 2020.

A Secretaria também faz o acompanhamento do movimento da nova rotina do transporte coletivo com o retorno às aulas presenciais para definir os horários que melhor atenderão ao novo público escolar. Por ser uma semana de adaptação, ainda está previsto o aumento na oferta das viagens, acompanhando os novos horários e rotinas das escolas.

Os bairros apontados pela reportagem como locais com reclamação serão analisados pelas equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e, detectados problemas de atendimento, ajustes serão realizados. No caso do Jardim Piatã, inclusive, já está previsto reforço no atendimento da linha.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa ainda que os estudos para a modernização e melhoria da qualidade do sistema de transporte coletivo estão em fase final de desenvolvimento. O trabalho tem como objetivo atualizar o atendimento do serviço em Mogi das Cruzes, tornando-o mais eficiente para a realidade do município e para os interesses de deslocamento da população.

Está em andamento uma consulta pública para a população, dentro do programa Participa Mogi Mobilidade. A participação pode ser feita pelo link bit.ly/participa-mobilidade.

 

(Colaborou Ingrid Leone)

 

 

 

 

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